66 MEDITAÇÃO INICIANTES – TRANSIÇÃO DA VIDA HUMANA À VIDA DIVINA

Iniciação Vida na Divina Vontade
66 MEDITAÇÃO INICIANTES – TRANSIÇÃO DA VIDA HUMANA À VIDA DIVINA
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10 de novembro de 1943

   Jesus diz:
   «Mesmo que se faça a observação que repito para mim mesmo, não me afasto do meu propósito. Mesmo os pecados dos homens se repetem, apesar de todas as advertências, com uma monotonia desanimadora. Ao som de sua voz de culpa, contraponho minha voz de justiça, para que não se diga que não falei e sou acusado de tê-los deixado em erro.
   Minha Voz vem dizendo as mesmas coisas há 20 séculos e essa acusação não deveria acontecer. Mas o homem, que se sente confortável esquecendo o que é condenado por seus delitos, sempre diz que não sabia disso ou daquilo. É uma desculpa que o desonra e rebaixa porque ela é uma mentirosa e porque, por mais mentirosa que seja, ela acusa sua inteligência de ser imperfeita e sua memória danificada.
   Como não lembrar dos ensinamentos repetidos e repetidos? Vocês se colocam abaixo dos brutos que aprendem o que o homem lhes ensina. Você, tão orgulhoso, não pensa que isso é uma grande vergonha para o seu orgulho?
   Maria, escreve mais uma vez a explicação da parábola [562] do semeador. Vou ditar a você para uma categoria especial de pessoas cujo erro me entristece. Erro de imprudência em alguns, erro de orgulho em outros, erro de rebelião em outros ainda e de escândalo na outra categoria.
   A parábola diz que parte da semente caiu no caminho e foi bicada pelos pássaros. A segunda parte caiu na pedra e vestiu ràdiche, mas imediatamente murchou por falta de humor. O terceiro caiu entre os espinheiros e sufocou. A quarta, que caiu em solo bom, cedeu em graus variados.
   A Palavra de Deus é a semente da vida eterna. Mas a Palavra está muito prejudicada e por muitas coisas. Deixo essas muitas coisas e falo apenas de uma coisa, eu diria tão mortal quanto, talvez mais , do próprio pecado. E nenhum espírito de pusillus deve se escandalizar se eu disser que talvez seja mais mortal que o pecado. É verdade.
   O pecador cuja mente não está corroída pelo ácido do racionalismo tem noventa chances de saber acolher a Palavra e encontrar a Vida. O racionalista tem apenas dez e até menos chances de manter-se capaz de salvação através da Palavra.
   Pior que a erva daninha é o racionalismo . Quando você vir sua obra, quando tudo da Terra e dos homens for conhecido, verá que essa heresia foi a mais perniciosa porque foi a mais sutil e a mais penetrante. É como um gás. Você a absorve e ela te mata, mas você não a vê, às vezes você nem sente o cheiro, ou o odor, sendo agradável, é inalado por você com prazer. Igualmente é o racionalismo.
   As grandes heresias tinham duas coisas boas nelas: em primeiro lugar, elas se originaram de uma fé. Errado como você pensa, digno de condenação como você pensa. Mas sempre uma fé. Eles, portanto, tiveram seus mártires, suas lágrimas, suas lutas para se afirmar, e as almas justas os embelezaram ao longo dos séculos com luzes de santidade que não têm desvantagem para eles além de serem florescidas em uma árvore maligna não enxertada em Cristo. A segunda coisa boa das heresias é o grande barulho produzido por elas, então quem não queria pertencer a elas sabia como não pertencer a elas. As mesmas lutas com a Igreja e com os Estados eram um sinal para os católicos, constituíam uma fronteira além da qual se ia apenas conscientemente.
   Isso falta ao racionalismo e penetra despercebido mesmo onde se acredita que não pode entrar. Entra por mil buracos, como uma cobra. Ele se veste com roupas lícitas, de fato admiráveis, e age sob elas, mas contra elas. É um vírus. Quando se percebe, já o espalhou no sangue e dificilmente se livra dele.
   A reação do pecado é violenta sob o raio da Minha Misericórdia. Mas a do racionalismo não é nada . Como um espelho em chamas, torna impraticável o caminho para a graça e o rejeita. Pelo contrário, faz-se dele um ardor nocivo para acabar de dar a si mesmo a própria condenação.
   O racionalista faz com que as coisas de Deus sirvam ao seu propósito. Não ele mesmo para o propósito de Deus. Ele dobra, explica, usa a Palavra à luz, pobre luz, de sua mente perturbada e, como um louco que já não sabe o valor das coisas e das palavras, dá-lhes significados que só podem sair do mais astuto. obra de Satanás esterilizou.
   Existem racionalistas e racionalistas. Vou começar pelos mais velhos . Os “super-homens”. Os negadores de Deus querem explicar a Criação, o Milagre, a Divindade, segundo seus conceitos cheios de orgulho humano.
   Onde há orgulho, não é Deus . Tenha certeza disso. Onde há orgulho não há fé . Existe Satanás, e Satanás é o malabarista mais habilidoso para seduzir o homem e fazer com que a folha de papel alumínio apanhada na lama pareça ouro puro.
   Esses negadores de Deus, que acreditam estar desanimados por aceitarem humildemente o que não podem explicar apenas por sua capacidade mental, e mataram dentro de si a capacidade de amar, são os gigantes do racionalismo.
   Eu não dou uma palestra para os homens e, portanto, não cito nomes. Você pode colocar os nomes por conta própria. Para Mim são estrelas mortas, precipitadas em migalhas na lama. Eles não têm mais nome ou têm apenas um que será queimado no Dia da Justiça em suas frontes salientes e em seu coração mais ressecado que uma pedra.
   Eles passam a vida devastando. São piores que uma avalanche e um furacão, piores que uma demência, piores que uma febre. Onde eles vão eles matam.
   Nestes a Palavra não desce de forma alguma. Muitas coisas estão sobre eles para impedir a Palavra. Eles são uma das categorias dos “Mortos do espírito”. Rebelde e escandaloso.
   A segunda categoria são as humanidades cultas. Estes não negam a Deus, mas na simplicidade divina, que se tornou tal que até os mais humildes a podem compreender à luz do amor, põem toda uma sarça de erudição humana. Eles se vestem como pavões orgulhosos de sua cauda de cem olhos, e como pavões são bonitos apenas na aparência: não podem andar, não podem cantar no caminho e nos louvores do Senhor.
   Falta-lhes amor, que é nervo para a asa voar para Deus e que é corda para a lira para bendizer a Deus. A Palavra desce sobre eles e cria raízes. Mas então ele morre porque eles o inundam e sufocam sob as folhas inúteis de seu conhecimento humano.
   Você sabe como eles sentem a Palavra? Como quem ouve outro falando em outra língua desconhecida para ele. Ele ouve a voz e vê o movimento dos lábios, mas não entende nada. Também se assemelham a quem, com deficiência auditiva, grita enquanto o outro fala baixinho. Termina que o barulho de suas palavras encobre a voz do outro. Por muita erudição fazem Babel em si. Por muito conhecimento não aceitam as luzes, tão simples e puras, que Deus colocou para que o homem veja o caminho que o conduz ao Pai. E eles fazem Babel e trevas também para os outros.
   Terceira categoria, aqueles que pavimentaram seus corações com as pedras do racionalismo alheio para torná-lo menos ignorante. Eles são os adoradores de ídolos humanos. Eles não sabem adorar a Deus com todos eles mesmos, mas sabem ficar em êxtase diante de um pobre homem que se apresenta como um super-homem. Eles fecham a porta à Palavra divina com desconfiança, mas aceitam as explicações de alguém semelhante a eles que tem fama de erudito.
   Bastaria que pedissem humildemente a Grace que os esclarecesse e os instruísse sobre o valor dessas notas, e Grace lhes mostrasse como essas explicações, essas doutrinas são baseadas em suportes corroídos na base por carunchos e moldes, e como essas vozes estão desafinados e divergentes daqueles de Deus.
   Eles querem ser educados e super-homens, e pegam a primeira comida que vêem. E os ídolos são pomposos e prometem divindades a todos. É a voz [563] da Serpente: “Coma deste fruto e você será como Deus”. E eles comem em sua ignorância.
   Um é o fruto que faz de vocês deuses, ou homens. A que está pendurada na minha Cruz.
   Um é aquele que diz [564] às vossas mentes: “Effeta”. O Cristo.
   Uma é aquela que fertiliza o solo místico do seu coração para que ali nasça a semente. Meu sangue.
   Um é o sol que aquece e faz crescer em você o ouvido da vida eterna. O amor.
   Uma é a ciência que como um arado abre e lavra sua gleba e a torna capaz de receber a semente. Minha Ciência.
   Um é o Mestre: eu, o Cristo. Venha a Mim se quiser ser instruído na Verdade.
   A quarta categoria é a dos imprudentes. São caminhos abertos por onde tudo passa. Não se cercam de uma santa defesa da fé e da fidelidade ao seu Deus, acolhem a Palavra com grande alegria, abrem-se para recebê-la, mas também se abrem para receber qualquer doutrina sob o pretexto especioso de que se deve ser condescendente.
   Sim. Tanta condescendência com os irmãos. Não despreze ninguém. Mas rigoroso nas coisas de Deus, orar pelos irmãos, instruir os irmãos, perdoar os irmãos, defendê-los de si mesmos com um verdadeiro amor sobrenatural. Mas não seja cúmplice de seus erros. Permanecer granito contra o desmoronamento das doutrinas humanas. Nada passa sem deixar rastro. E é uma grande imprudência colocar um ponto contra o coração. Pode tirar a vida ou marcar feridas que dificilmente cicatrizam e sempre deixam uma cicatriz.
   Bem-aventurados os que são só terra de Deus e assim permanecem com assídua vigilância. Bem-aventurados os que, macios como o torrão que acaba de se mover, não têm pedras para seus irmãos nem pedras para a Palavra.
   O amor torna-os almas que adoram a Palavra e almas compassivas para com os desviados longe da Palavra. Mas o amor é a sua mais bela defesa e nenhuma obra má pode prejudicar o seu espírito no qual a Palavra da Vida cresce como um opulento ouvido. Quanto mais cresce lá, dando frutos onde de trinta, de cinquenta, de cem, mais neles o amor é vasto.
   Para aqueles que a possuem de maneira absoluta, a Palavra torna-se sua própria palavra, pois eles não são mais, mas são um com Deus seu amor”.
   Jesus diz:
   «Pequeno Cristo que caiu debaixo da cruz, levante-se e tome a cruz e ande derramando lágrimas e derramando sangue.
   Nem sempre a culpa é da pessoa. As vítimas caem pela dor dos pecados dos outros e pelo conhecimento do fruto dessa dor. E são as quedas mais sagradas, as quedas semelhantes às minhas, porque caíram por caridade.
   Maria, as vítimas colocam duas cruzes em seus ombros esbeltos. A de seu Jesus, que eles querem levar, e a que seria um castigo dos irmãos. Para as vítimas, a quem o futuro é revelado, o oceano de dor causado pelos pecados dos homens aparece como um mar e, apesar do véu de lágrimas, todas as lágrimas futuras lhes são reveladas.
   Não adianta fechar os olhos, Maria. É a mente que vê porque, unida à minha, tem admiráveis ​​percepções minhas. É um presente. Mas é como o presente que os soldados de Pilatos me deram para me coroar rei: é um presente que dói. São espinhos. [565] Aqui estão os espinhos. Mas seja fiel a eles. Além serão rosas.
   Veja além do pranto, além da escuridão, além do oceano de dor humana, cuja onda te cobre e te encharca – porque o lugar da vítima é como o quebra-mar de um porto e recebe sobre si a fúria das tempestades do mar aberto e ele quebra fazendo-se quebrar – veja, além do horror que o mundo cria, a terra da paz, a aurora da alegria, a vida de êxtase que te espera.
   Além deste tormento, é o vosso Jesus que vos espera. Além dessas chamas está o frescor dos jardins eternos. Lá você não terá mais sede, mais fome, mais cansaço e dor. Serei sua fonte e alimento, serei seu descanso e alegria. Você descansará em Mim ao saber que Eu te amo e ser capaz de Me dizer que você me ama. Além desta vida pobre está o amor verdadeiro. Por enquanto é a cruz. Mais um pouco e eu vou. Agora escreva para os surdos de espírito. [566]
Isaías    diz : “Onde devo golpeá-lo novamente se você acrescentar outras prevaricações?”. E acrescenta a descrição de um corpo torturado, que Me aplicaram na hora da Paixão.    Mas não sou Eu, vocês são os tão reduzidos pelo seu pecado . E se eu estava todo machucado e machucado, só estava porque naquele momento
Eu era como você é agora , atingi o domínio do pecado.
   As obras de sua mente (a cabeça) são obras doentias. Seu pensamento dificilmente está certo. Corrompido e comido pela tripla luxúria, você só pode gerar pensamentos doentios. Suas ações e obras trazem a marca de suas doenças mentais espirituais. Seus sentimentos, brotando de um coração tão doente quanto a mente, são ainda mais queimados pela luxúria e pelo orgulho. Chamá-los de sentimentos é impróprio: são ainda menos de sentidos , acreditem ou homens famintos de sensualismo e egoísmo. Seu motor não é mais amor. É o interesse, a satisfação, o orgulho. Profanador de si mesmo, você escraviza seus membros e órgãos aos seus desejos doentios.
   Onde está o seu espírito? Na carnificina onde as coisas que morrem apodrecem. Quanto espaço para o seu espírito eu lhe dei! E você deprava seu espírito para querer a prisão e pervertê-lo para obras de prisão, e com isso todos vocês. Vocês arruínam um ao outro e não há bálsamo para suas feridas, porque aqueles a quem esse bálsamo lhe daria são pisoteados e mortos por você.
   Venha a Mim mais algumas vezes. E por que você vem lá? Para me tornar cúmplice de suas ações assassinas? Deus não se presta a matar. Você está vindo por medo de ser morto? Então por que você mata? Não adianta me oferecer ofertas quando além da mesa limpa vejo escorrer sangue de suas mãos, podridão de seus corações, e acima do murmúrio mentiroso das orações ouço assoviar os maus pensamentos que fervilham em suas mentes.
   Falsos cristãos, você me enoja. Perto do meu altar você me parece Judas. Não é vendendo os irmãos, não é roubar, não é matar, não é mentir, não é fornicar, não é corromper que se pode dizer ser meu fiel. Eu lhe disse com minhas palavras extremas [567] como um Mestre – e, mesmo entre vocês, quando alguém está em agonia, ele nunca mente – o que deve ser feito para ser meus amigos e ter meu Pai com você e seus. Eu disse para você ser puro, bom, caridoso, obediente, eu disse para você acreditar em minha Palavra e seguir meus ensinamentos, eu disse para você permanecer unido a Mim para não morrer.
   Você tem feito isso? Não. E você morre disso. Eu olho para longe de vocês porque vocês são tantos discípulos traidores para Mim. E se é verdade que eu também gostaria de resgatar o Iscariotes, porque sou Todo Amor, não é menos verdade que, quando o vi perto da Mensa [568] e perto do Jardim depois de já ter fechado o infame mercado , tudo em Mim é levantado com desgosto.
   Não te fecho as portas da Vida e da Paz. Mas no reino da Vida e da Paz os seres impuros não devem circular. Mergulha nas benditas cisternas onde a púrpura do meu Sangue torna brancas as tuas estolas manchadas. Mergulhe nas chamas do Amor sacrificando seus amores imundos a um amor que o torne digno de sua origem e de seu objetivo. Eu me destruí para fazer de Mim um fogo purificador para os pecados dos homens.
   Por favor, não peque. Basta querer. Eu farei o resto, que te amo divinamente. Diga a si mesmo: “Não queremos pecar”. E tente não. Como doente de uma terrível doença, agora superada, dia a dia você verá a febre do mal cair e a força da saúde aumentar. Seu gosto retornará ao que é bom e benéfico. A serenidade, que você agora busca em vão através de seus divertimentos lascivos e suas buscas impiedosas de egoísmo, fluirá de volta para você através da retidão e compaixão que você mais uma vez exerce. Ser bom, ou criança, torna a alma semelhante à de uma criança: confiante, hilária, leve, em paz.
   O reino dos céus, eu o disse, [569]pertence àqueles que se fazem semelhantes às crianças. Mas você terá uma antecipação desse reino abençoado ainda na Terra se vier ao Pai com a alma devolvida inocente, pois Deus ama os pequeninos e, diante de uma alma que sabe se tornar pargola por amor a ele e volta pura , honesto, amoroso, fiel. , abre as barragens da Misericórdia fazendo fluir riachos de graças.
   O mundo moribundo precisa dessa lavagem de Misericórdia para limpar toda a sujeira e todo o sangue e se cobrir com bens para as necessidades dos homens.
   Não é a ferocidade que dá pão e riqueza. Acredite. A benção divina não tem ferocidade, e onde falta, ainda que semeie grãos, nasce a cicuta e se cria cordeiros, eles se transformam em hienas.
   Não, crianças. Volte para o Senhor, e Deus repetirá para você, quando você voltar para sua casa, o milagre [570]do maná antigo. Nada é impossível para Deus e nada é impossível para o homem que vive em Deus.”

[562] parábola que está em Mateus 13, 3-9.18-23 ; Marco 4, 3-9.13-20 ; Lucas 8, 4-8.11-15 . Teve aplicações nos “ditados” de 5 e 24 de julho e 25 de outubro.
[563] voz , que fala em Gênesis 3, 4-5 .
[564] ele diz , como em Marcos 7, 34 .
[565] espinhos , como os da coroa mencionados em Mateus 27, 28-29 ; Marcos 15, 17-18 ; João 19, 2-3 .
[566] Diz… E acrescenta… em Isaías 1, 5-6 .
[567] palavras extremas que são relatadas sobretudo em João 13-17 .
[568] na Mensa… no Jardim… , como na nota sobre Judas ao “ditado” de 6 de Novembro.
[569] Disse -o em Mateus 18, 1-5 ; Marcos 10, 13-16 ; Lucas 18, 15-17 .
[570] milagre , que é narrado em Êxodo 16 .
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