#51 MEDITAÇÃO INICIANTES – TRANSIÇÃO DA VIDA HUMANA À VIDA DIVINA

Iniciação Vida na Divina Vontade
#51 MEDITAÇÃO INICIANTES – TRANSIÇÃO DA VIDA HUMANA À VIDA DIVINA
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(227) Então disse Jesus, voltando à fé: “Para obtê-la é preciso crer. Assim como à cabeça sem a
vista dos olhos tudo é trevas, tudo é confusão, tanto que se quisesse caminhar, agora cairia em um
ponto, agora em outro e terminaria com precipitar-se de todo, assim o alma sem fé, não faz outra
coisa que ir de precipício em precipício, porque a fé serve de vista à alma e como luz que a guia à
vida eterna. Agora, de que é alimentada esta luz da fé? Pela esperança. E de que substância é
esta luz da fé e este alimento da esperança? A caridade. Estas três virtudes estão enxertadas entre
elas, de modo que uma não pode estar sem a outra”.
(228) Com efeito, de que serve ao homem crer nas imensas riquezas da fé, se não as espera para
ele? As verá, sim, mas com olhar indiferente porque sabe que não são suas, mas a esperança
fornece as asas à luz da fé, e esperando nos méritos de Jesus Cristo olha-as como suas e vem
amá-las.
(229) “A esperança”. Dizia Jesus, “fornece à alma uma veste de força, quase de ferro, de modo
que todos os inimigos com suas flechas não podem feri-la, e não só feri-la, senão que nem sequer
lhe causar o mínimo incômodo. Tudo é tranquilidade nela, tudo é paz. Ah! É bom ver esta alma
investida pela esperança, toda apoiada no seu amado, toda desconfiada de si, e toda confiante em
Deus; desafia os inimigos mais ferozes, é rainha das suas paixões, regula todo o seu interior, as
suas inclinações, os desejos, os batimentos, os pensamentos, com tal mestria, que o próprio Jesus
fica apaixonado porque vê que esta alma trabalha com tal coragem e fortaleza; mas ela os toma e
o espera todo dele, tanto que Jesus vendo esta firme esperança, nada sabe negar a esta alma”.

(230) Agora, enquanto Jesus falava da esperança, retirava-se um pouco, deixando-me uma luz na
inteligência. Quem pode dizer o que entendia sobre esperança? Se as outras virtudes, todas
servem para embelezar a alma, mas podem nos fazer vacilar e nos tornar inconstantes, em troca a
esperança volta à alma firme e estável, como aqueles montes altos que não se podem mover nem
um pouco. Parece-me que a alma investida pela esperança lhe sucede como a certos montes
altíssimos, que todas as inclemências do ar não lhes podem fazer nenhum dano, sobre estes
montes não penetra nem neve, nem ventos, nem calor, qualquer coisa se poderia pôr sobre eles, e
se pode estar seguro que ainda que passassem centenas de anos, Onde quer que ele esteja, está
lá. Assim é a alma vestida pela esperança, nada a pode prejudicar, nem a tribulação, nem a
pobreza, nem todos os acidentes da vida, no máximo a desanimam um instante, mas diz entre si:
“Eu tudo posso fazer, tudo posso suportar, todo sofrer esperando em Jesus que é o objeto de todas
as minhas esperanças”. A esperança torna a alma quase onipotente, invencível e lhe fornece a
perseverança final, tanto que só cessa de esperar e perseverar quando tomou posse do Reino do
Céu, então deixa a esperança e toda se lança no oceano imenso do Amor Divino. Enquanto a
minha alma se perdia no mar imenso da esperança, o meu amado Jesus regressava e falava da
caridade dizendo-me:

(231) “À fé e à esperança une-se a caridade, e esta une tudo o que há nas outras duas, de modo a
formar uma só enquanto são três. Eis, ó minha esposa, simbolizada nas três virtudes teologais à
Trindade das Divinas Pessoas”

Ah! Sim, a esperança faz a alma chegar até onde quer, a esperança é a porta do Céu, assim que só por seu meio se abre, porque quem tudo espera, tudo obtém. Então a alma, quando tiver chegado a fazer seu ao mesmo Deus, súbito, sem nenhum obstáculo se encontrará no oceano imenso da caridade, e aí levando consigo a fé e a esperança, mergulhará dentro e fará uma só coisa Comigo, seu Deus”.

A esperança é sustento, a esperança é alívio, e quando a alma elevando-se com a fé vê a beleza, a santidade, o amor com o qual é amada por Deus, sente-se atraída a amá-lo, mas vendo sua insuficiência, o pouco que faz por Deus, o como deveria amá-lo e não o ama, sente-se desconsolada, perturbada e quase não se atreve a aproximar-se de Deus; então, logo sai esta mãe pacificadora da esperança, e pondo-se no meio da fé e a caridade começa a fazer seu ofício de pôr paz, assim que põe em paz de novo a alma, a empurra, a eleva, lhe dá novas forças e levando-a diante do rei da fé e a rainha da caridade, desculpa a alma, põe diante da alma nova efusão de seus méritos e lhes pede que a queiram receber, e a fé e a caridade, tendo em vista somente esta mãe pacificadora, tão terna e cheia de compaixão, recebem a alma e Deus forma a delícia da alma, e a alma a delícia de Deus”.
(8) Ó santa esperança, como você é admirável! Eu imagino ver a alma que é possuída por esta bela esperança, como um nobre viajante que caminha para ir tomar posse de umas terras que formarão toda sua fortuna, mas como é desconhecido e viaja por terras que não são suas, quem o escarnece, quem o insulta, quem o despoja de seus vestidos e quem chega até golpeá-lo e a ameaçar com lhe tirar a pele, e o nobre viajante o que faz em todas estas dificuldades? Será que ele vai ficar perturbado? Ah, não, nunca! Pelo contrário, não terá em conta aqueles que lhe fazem tudo isto, e sabendo bem que, quanto mais sofrer, tanto mais será honrado e glorificado quando chegar a tomar posse de suas terras, por isso ele mesmo incita as pessoas a atormentá-lo mais. Mas ele está sempre tranquilo, goza a mais perfeita paz, e no meio destes insultos está tão calmo, que enquanto os outros estão acordados ao seu redor, ele está dormindo no seio de seu suspirado Deus. Quem fornecerá a este viajante tanta paz e tanta firmeza para seguir a viagem empreendida? Certamente a esperança dos bens eternos que serão seus, e assim superará tudo para tomar posse deles. Agora pensando que são seus, vem amá-los, e eis que a esperança faz nascer a caridade.

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