Dom do Conselho na Divina Vontade

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Dom do Conselho na Divina Vontade
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O dom do conselho
607. Sobre os demais dons, alguma coisa fica declarada na exposição das
virtudes a que pertencem. Como, porém,
quanto se possa dizer é muito menos do
que possuía esta mística cidade Maria,
sempre fica muito a acrescentar.
O dom do conselho segue, na
ordem de Isaías, ao do entendimento. Consiste numa sobrenatural iluminação, com a
qual o Espírito Santo toca o interior da
alma, iluminando-a acima da comum inteligência humana, para que escolha o mais
útil, decente e justo, reprovando o contrário. Por este modo leva a vontade, mediante
as regras da eterna e imaculada lei divina,
à unidade de um só amor e conformidade
com a perfeita vontade do sumo bem.
Com esta divina erudição, a criatura abandona a multiplicidade dos afetos,
e outros movimentos e amores externos e
inferiores, que podem retardar e entravar o
coração humano, para ouvir e seguir este
divino impulso e conselho. Chega assim a
assemelhar-se àquele vivo exemplar, Cristo Senhor nosso, que, com altíssimo
conselho, disse ao eterno Pai: Não se faça
a minha vontade, mas sim a tua (Mt26,39).
Os dons da fortaleza e ciência. Distinção entre este e o do conselho

608. O dom da fortaleza é a participação ou influxo da força divina,
comunicada pelo Espírito Santo à vontade
criada, para animosamente se elevar acima
de quanto a humana fraqueza teme nas
tentações, dores, tribulações e adversidades. Tudo superando e vencendo, adquire
e conserva o mais difícil e excelente das
virtudes, transcende, sobe e ultrapassa
todas as virtudes, graças, consolações
interiores e espirituais, revelações e amor
sensível, por muito nobres e excelentes
que sejam. Assim se lança, com divino
esforço, até chegar a conseguir a íntima e
suprema união do sumo bem, ao qual com
ardentíssimos desejos aspira. Aí chega a
experimentar, depois de ter vencido tudo
Naquele que a conforta (Fl 4, 13), que
verdadeiramente, do forte sai a doçura (Jz
14, 14).
O dom da ciência é uma notícia
que julga, com retidão infalível, tudo o que
se deve crer e o que se deve fazer com as
virtudes. Diferencia-se do conselho porque este escolhe, e aquela examina e julga;
um faz o reto julgamento, o outro, a prudente escolha. Distingue-se do entendimento,
porque este penetra as verdades divinas
interiores da fé e virtudes, com uma simples
inteligência, e o dom da ciência conhece
com raciocínio o que delas se deduz; aplica
os atos exteriores das potências à perfeição da virtude, na qual o dom da ciência
vem a ser como raiz e mãe da discrição.

O DOM DO CONSELHO TEM SENTIDO NO EXAMINAR, JULGAR E ESCOLHER COM PRUDÊNCIA O MELHOR.

 17-9 Agosto 14, 1924 O obrado na Divina Vontade contém a potência criadora.
O obrar de Jesus forma a coroa ao obrar das criaturas.
(1) Estava pensando entre mim: “Queria girar sempre em seu Querer Divino, queria ser como roda de relógio que gira sempre sem parar jamais”. Mas enquanto isso eu pensava, meu doce Jesus se moveu dentro de mim e me disse:.
(2) “Minha filha, você quer sempre girar em meu Querer? Oh! com que vontades e com que amor quero que gires sempre em meu Querer, tua alma será a roda, minha Vontade te dará a corda para te fazer girar velozmente sem deter jamais, tua intenção será o ponto de partida de aonde queres ir, que caminho queres tomar, se ao passado ou bem no presente, ou queres deleitar-te nos caminhos futuros, à tua livre escolha, sempre me serás amada e me dará sumo deleite qualquer ponto de partida que tu tomes”..
(3) Depois acrescentou: “Filha amadíssima da minha Vontade, tudo o que se faz na minha Vontade contém a potência criadora. Olhe, tudo o que fez minha Humanidade estando na terra, como tudo 16 foi feito na Vontade Suprema, tudo contém esta potência criadora, tanto, que assim como está um sol sempre em ato, sempre pleno de luz e de calor, sem diminuir jamais, nem crescer em seu pleno esplendor, tal como foi criado por Deus, assim tudo o que fiz, tudo está em ato, e como o sol é de todos e de cada um, assim o meu agir, enquanto é um de todos e de cada um, na verdade, meus pensamentos formam a coroa a cada inteligência criada, meus olhares, minhas palavras, minhas obras, meus passos, meus batimentos, minhas penas, formam a coroa dos olhares, das palavras, das obras, das penas, etc., etc., das criaturas, poderia dizer que como coroa estão a guarda de tudo o que faz a criatura. Agora, se a criatura pensa em minha Vontade, a coroa de meus pensamentos se abre e fecha nos meus pensamentos, e tomando parte na potência criadora, fazem para Deus e para as criaturas o ofício de minha inteligência; assim se olhas, se falas, meus olhares, minhas palavras formam o posto para receber as tuas e formando uma só coroa fazem o ofício de meus olhares e de minhas palavras, e assim por diante. As almas que vivem em minha Vontade são minhas verdadeiras repetidoras, minhas inseparáveis imagens reproduzidas nelas e absorvidas de novo em Mim, para fazer com que tudo o que fazem fique com o selo de que são obras minhas e continuem o meu mesmo ofício”.
+ + +
2-27 Maio 31, 1899 Jesus lamenta-se do confessor.
(1) Esta manhã, estando no meu estado habitual, o meu adorável Jesus veio e ao mesmo tempo vi o confessor. Jesus mostrava-se um pouco desgostoso com ele, porque parecia que o confessor queria que todos aprovassem que o meu era obra de Deus, e quase queria convencer a outros sacerdotes a manifestar-lhes algumas coisas do meu interior. Jesus voltou-se para o confessor e disse-lhe:
(2) “Isto é impossível, até Eu tive adversários, e isto em pessoas das mais notáveis e também sacerdotes e outras dignidades, tiveram que dizer sobre minhas santas obras, até me tachar de endemoninhado. Estas oposições, mesmo por pessoas religiosas, Eu as permito para fazer com que a seu tempo possa brilhar mais a verdade. Que queiras ser aconselhado por dois ou três sacerdotes dos mais bons e santos e até doutos, para ter luz e até para fazer o que eu quero nas coisas que se devem fazer, como é o conselho dos bons e a oração, isto eu permito, mas o resto não, não, seria querer fazer um desperdício de minhas obras e pô-las em zombaria, o que muito me desgosta”.
(3) Depois me disse a mim: “O que quero de ti é um obrar recto e simples, que do pro e do contra das criaturas não te preocupes, deixa-as pensar como queiram, sem tomar-te o mais mínimo incômodo, pois o querer que todos sejam favoráveis é um querer desviar-se da imitação de minha Vida”.

(89) “Não te afliges tanto, você deve saber que eu nunca vou permitir que você seja tentada além de suas forças, se isso eu permito é para seu bem, eu nunca coloco almas em batalha para fazê-las perer, primeiro meço sua força, dou-lhes minha graça e depois as introduzo, e se alguma alma se precipita, é porque não fica unida a Mim com a oração, não sentindo mais a sensibilidade do Meu Amor vão implorando amor das criaturas, enquanto somente eu posso satisfazer o coração humano, eles não se deixam guiar pelo caminho seguro da obediência, acreditando mais no julgamento próprio que em quem as guias em meu lugar, então que maravilha se se precipitam.
Então o que Eu te recomendo é a oração, embora você deva sofrer penas de morte, jamais deves negligenciar o que costuma fazer, e mais, quanto mais você se veja no precipício, tanto mais invocará a ajuda de quem pode libertar te. Além disso, quero que você se coloque cegamente em  mãos do confessor, sem examinar o que lhe é dito, você estará cercada pela escuridão e você será como alguém que não tem olhos e que precisa de uma mão para guiá-la, o olho para ti será a voz do confessor que como a luz iluminará as trevas, a mão será a obediência que será guia e suporte para levá-la a um porto seguro. A última coisa que te recomendo é o valor, quero que você corajosamente entre na batalha, a coisa que mais faz temer um exército inimigo é ver a coragem, a força, a maneira como desafiam as batalhas mais perigosas, sem temer nada. Assim são os demônios, eles não temem nada além de uma alma corajosa, toda apoiada em Mim, que com um espírito forte, vai no meio deles não ser ferida, mas com a resolução de machucá-los e exterminá-los; os demônios ficam assustados, apavorados e gostariam de fugir, mas não podem, porque, vinculados à minha Vontade, são obrigados a permanecer para seu maior tormento. Assim que não tema a eles, que nada podem fazer-te sem meu Querer. E também, quando eu vir que você não você pode resistir mais e está prestes desfalecer, se for fiel a mim imediatamente, virei e colocarei todos em fuga e te darei graça e fortaleza. Anime-se, anime-se! VOLUME 1

10-44 Dezembro 14, 1911 A palavra de Jesus é sol, nutre a mente e sacia o coração de amor.
(1) Continuo com os meus dias amargos mas resignada ao Querer de Deus. Meu sempre amável Jesus, se se faz ver, é sempre afligido e temperamental, parece que não me quer prestar atenção.
Esta manhã, fazendo-se ver, punha dois brincos, tão brilhantes que pareciam dois sóis, e depois disse-me:
(2) “Filha amada minha, para quem está toda atenta a ouvir-me, a minha palavra é sol que não só alegra o ouvido, mas nutre a mente e sacia o coração de Mim e do meu amor. Ah!, não se quer compreender que toda minha intenção é de tê-los todos ocupados em Mim, sem pôr cuidado em Volume 10 43 outra coisa. Olhe aquela, apontando a uma pessoa, com esse modo que examina tudo, presta atenção a tudo, impressiona-se de tudo, até dos excessos e também das coisas santas, não é outra coisa que um viver fora de Mim, e a quem vive fora de Mim, por necessidade vem que se sente muito a si mesma, acredita me fazer honra, mas é todo o contrário”.

+ + + + 10-45 Dezembro 21, 1911 A Divina Vontade é Sol, e quem vive do Querer Divino se torna sol. (SOL PARA ACONSELHAR)

(1) Encontrando-me em meu estado habitual, por pouco tempo veio o bendito Jesus, e pondo-se diante de mim me olhava toda, esses olhares me penetravam dentro e fora e eu ficava toda luz, e quanto mais me olhava mais resplandecia, e através desta luz Ele olhava a todo o mundo, e depois de me ter olhado fixamente disse-me:

(2) “Minha filha, minha Vontade é Sol, e quem vive do meu Querer se volta sol, e Eu, somente através deste sol olho o mundo e derramo graças e benefícios para proveito de todos. Se não houvesse este Sol de meu Querer em alguma alma, a terra se tornaria estranha para Mim e romperia qualquer comunicação entre a terra e o Céu, assim que a alma que faz perfeitamente minha Vontade, é como sol no mundo, com esta diferença, que o sol material faz bem, dá luz e faz bem material; em troca o Sol de minha Vontade na alma consegue graças espirituais e temporais, e dá luz às almas. Minha filha, que o que mais te interessa seja meu Querer, meu Querer seja sua vida, seu tudo, também nas coisas mais santas, até em minha mesma privação. Tu certamente não me darás este desgosto de te afastar, ainda por pouco, da minha Vontade, não é verdade?”

(3) Eu fiquei maravilhada e desapareceu. E penso entre mim o que significa esta conversa de Jesus, ah! talvez me queira fazer alguma das suas, ou seja privar-me d‟Ele, ah, seja sempre bendito e adorado seu Santíssimo Querer”.
+ + + +

 

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