Profecia, Papa e Luisa Piccarreta

Reino da Divina Vontade
Profecia, Papa e Luisa Piccarreta
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PROFECIA, PAPAS E LUISA PICCARRETA

Desde a abdicação do assento de Pedro pelo papa Emérito Bento XVI, tem havido muitas perguntas em torno da revelação particular, algumas profecias e certos profetas. Vou tentar responder a essas perguntas aqui …

I. Você ocasionalmente se refere a “profetas”. Mas a profecia e a linha de profetas não terminaram com João Batista?

II Mas não precisamos acreditar em nenhuma revelação particular, não é?

III Você AFIRMA que Papa Francisco não é um “anti-papa”, como alega uma profecia atual. Mas o Papa Honório não era um herege e, portanto, o papa atual não poderia ser o “Falso Profeta”?

IV Mas como uma profecia ou profeta pode ser falsa se suas mensagens nos pedirem para rezar o Rosário, Terço e participar dos Sacramentos?

V. Podemos confiar nos escritos proféticos dos santos?

VI Por que você não escreve mais sobre a Serva de Deus Luisa Piccarreta?

RESPOSTAS…

P. Você ocasionalmente se refere a “profetas”. Mas a profecia e a linha de profetas não terminaram com João Batista?

Não, é uma afirmação incorreta de que João Batista foi o último profeta. Ele é o último profeta da Antiga Aliança, mas com o nascimento da Igreja, uma nova ordem de profetas nasceu. O teólogo Niels Christian Hvidt aponta em sua importante revisão histórica da profecia cristã que:

A profecia mudou imensamente ao longo da história, especialmente no que diz respeito ao seu status dentro da Igreja institucional, mas a profecia nunca cessou. – Christian Prophecy, p. 36, Oxford University Press

Santo Tomás de Aquino também afirmou o papel da profecia na Igreja, principalmente com o objetivo de “corrigir a moral”.  Enquanto alguns teólogos modernistas rejeitam totalmente o misticismo, outros teólogos contemporâneos têm afirmado apropriadamente o papel da profecia na Igreja.

(…) Os profetas possuem um significado permanente e insubstituível para a Igreja. —Rino Fisichella, “Prophecy,” in Dictionary of Fundamental Theology, p. 795

A diferença na Nova Aliança é que os profetas depois de Cristo não revelam nada de novo. Cristo é a “palavra” final;  assim, com a morte do último apóstolo, não há nenhuma nova revelação a ser dada.

Não é função [das revelações proféticas] melhorar ou completar a Revelação definitiva de Cristo, mas ajudar a vivê-la mais plenamente em um determinado período da história … A fé cristã não pode aceitar “revelações” que pretendem superar ou corrigir a Revelação da qual Cristo é o cumprimento. Catecismo da Igreja Católica,n. 67

São Paulo encoraja os crentes a “ desejar sinceramente os dons espirituais, especialmente para que você possa profetizar ”. De fato, em sua lista dos vários dons no Corpo de Cristo, ele coloca os “profetas” como apenas o segundo após os apóstolos. Portanto, a importância da profecia na vida da Igreja é afirmada não apenas em sua experiência, mas pela Sagrada Tradição e pela própria Escritura.

P. Não temos que acreditar em nenhuma revelação privada, certo?

Em primeiro lugar, o termo “revelação privada” é enganoso. Deus pode realmente transmitir uma palavra divina a uma alma que se destina apenas a ela. Mas o “escopo principal das revelações proféticas não é transmitir ensinamentos dogmáticos, mas edificar a Igreja”.  A este respeito, tais profecias pretendem ser tudo, menos privadas.  Hans Urs von Balthasar aponta que as revelações proféticas são, afinal, definidas como o próprio Deus falando à Sua Igreja. A noção comum de que a profecia é desnecessária por ser muito incerta ou falsa, ou que todas as verdades essenciais estão presentes na doutrina da Igreja, não soma:

Portanto, podemos simplesmente perguntar por que Deus os fornece continuamente [em primeiro lugar, se] eles quase não precisam ser ouvidos pela Igreja. —Hans Urs von Balthasar, Mistica oggettiva, n. 35

Até o teólogo controverso Karl Rahner, também perguntou …

… Se alguma coisa que Deus revela pode não ser importante . —Karl Rahner, Visions and Prophecies, p. 25

Catecismo da Igreja Católica ensina:

… Mesmo que a Revelação já esteja completa, ela não foi tornada completamente explícita; resta à fé cristã compreender gradualmente seu significado completo ao longo dos séculos. —CIC , n. 66.

Pense na Revelação de Cristo como um carro que percorre as estradas da história. Os faróis são como revelações proféticas: eles sempre viajam na mesma direção do carro e são “acesos” pelo Espírito Santo em momentos especiais de escuridão, quando a Igreja precisa da “luz da verdade” para ajudá-la a ver melhor o caminho frente.

Nesse sentido, a profecia autêntica pode iluminar a Igreja, tornando a doutrina mais clara. As revelações a Santa Faustina Kowalska são um excelente exemplo de como a mensagem evangélica de amor se desdobrou mais profundamente em nosso tempo, iluminando de maneira mais profunda a insondável misericórdia de Deus.

Quando as verdades são apresentadas à Igreja na forma de profecia e consideradas dignas de fé, estamos essencialmente sendo conduzidos por Deus em um determinado momento da história de uma determinada maneira. Dizer que não é necessário dar ouvidos a Deus a esse respeito é, na melhor das hipóteses, imprudente. Onde estaria o mundo hoje se tivéssemos ouvido apenas os apelos de Fátima?

São aqueles a quem é feita uma revelação, e que estão certos de que vem de Deus, obrigados a dar um assentimento firme a ela? A resposta é afirmativa … —PAPA BENTO XIV, Heroic Virtue, Vol III, p.390

P. Você escreveu recentemente que o Papa Francisco não é um “antipapa” como uma profecia atual alega. Mas o papa Honório não era um herege e, portanto, o papa atual não poderia ser um “falso profeta” também?

O termo “anti-papa” está sendo usado indevidamente aqui. A palavra “anti-papa” classicamente se refere a um papa que invalidamente tomou ou tentou tomar o assento de Pedro. No caso do Papa Francisco, ele foi eleito validamente e, portanto, não é um “antipapa”. Ele possui legal e corretamente as “chaves do reino”.

Possível … ou Não? sobre a profecia em questão, que diz que o Papa Francisco é um “Falso Profeta”, teólogo e especialista em revelação privada, Dr. Mark Miravalle, fez um exame mais completo dessas “revelações”. A avaliação cuidadosa e caridosa do Dr. Miravalle deve ser lida por qualquer pessoa que leia essas mensagens. Sua avaliação está disponível aqui . 

A respeito de Honório, o teólogo Rev. Joseph Iannuzzi observa:

Papa Honório foi condenado por monotelitismo por um Concílio, mas ele não estava falando ex cathedra , ou seja, infalivelmente. Os papas cometeram e cometem erros e isso não é surpresa. A infalibilidade é reservada ex cathedra . Nenhum papa na história da Igreja cometeu erros ex cathedra . —Carta privada

Ex cathedra se refere a quando o Santo Padre fala em plena capacidade de seu ofício da cátedra ou trono de Pedro para definir com autoridade um dogma da Igreja. Em 2.000 anos, nenhum papa jamais mudou ou acrescentou nada ao “depósito da fé”. A declaração de Cristo de que Pedro é “ rocha ” obviamente perdurou, ligada como está à promessa de que “ o Espírito da verdade vos conduzirá a toda a verdade ”  e “ as portas do inferno não prevalecerão contra ela. ”  A ideia de que um papa vai mudar os ensinamentos infalíveis da Igreja, como alegam essas profecias, contradiz o próprio Nosso Senhor. 

Deve-se dizer também que a “profecia” dada , e continua a ser dada – que o Papa Francisco é um “falso profeta” – é moralmente grave. É condenável porque Francisco é um homem cujo exemplo pessoal e ortodoxia foram estelares, não apenas como cardeal, mas em seu curto reinado à frente da Barca de Pedro. Tal afirmação implica até mesmo o Papa Emérito Bento XVI, que publicamente prometeu obediência ao novo papa. Além disso, o Papa Bento XVI não foi forçado a sair do Vaticano, como alega a “profecia”, mas “com plena liberdade” renunciou, deixando a cadeira de Pedro vaga devido a problemas de saúde (a menos que se queira afirmar que Bento XVI é um mentiroso).

A gravidade moral desta “profecia” se deve ao fato de ser uma difamação infundada do caráter de Francisco, que carece de toda a prudência e do respeito devido ao sucessor de São Pedro. Honorius foi julgado objetivamente por um Conselho. Mas, no caso do Papa Francisco, os fatos apontam para um homem profundamente imbuído do espírito do Evangelho e comprometido com a proteção da fé. Considere suas palavras nesta homilia recente:

… A fé não é negociável. No povo de Deus esta tentação sempre existiu: diminuir a fé, e nem mesmo “muito”. No entanto, a “fé”, [Papa Francisco] explicou, “é assim, como dizemos no Credo”, então devemos tirar o  Papa Francisco celebra missa com cardeais eleitores no dia da Capela Sistina após sua eleiçãomelhor da “tentação de nos comportarmos mais ou menos ‘como todos’, de não sermos também, demasiado rígido ”, porque é“ a partir daí que se desenrola um caminho que termina em apostasia ”. Com efeito, “quando começamos a reduzir a fé, a negociar a fé e mais ou menos a vendê-la a quem faz a melhor oferta, estamos a caminho da apostasia, da não fidelidade ao Senhor”. —Massa em Sanctae Marthae, 7 de abril de 2013; L’osservatore Romano , 13 de abril de 2013

Isso soa, antes, como um papa pronto para dar sua vida pelo rebanho.  [16] Tenho muito mais a dizer sobre isso em outro escrito. Por enquanto, deixe-me dizer:

Deus pode revelar o futuro a seus profetas ou a outros santos. Ainda assim, uma atitude cristã sã consiste em colocar-se com confiança nas mãos da Providência para tudo o que diz respeito ao futuro, e desistir de toda curiosidade doentia sobre ele.  Catecismo da Igreja Católica , n. 2115

Enquanto o Papa Francisco se dirige a Nossa Senhora de Fátima no próximo dia 13 de maio para consagrar o seu ministério petrino aos cuidados maternos dela, coloquemos a nós mesmos e ao Santo Padre “com confiança nas mãos da Providência”, ao mesmo tempo que deixamos ir a “curiosidade doentia” do futuro.

P. Mas como pode uma profecia ou profeta ser falsa se suas mensagens nos pedem que rezemos o Rosário, o Chaplet e participemos dos Sacramentos?

Há algum tempo, li uma das mais belas litanias à Santíssima Virgem Maria que já vi. Foi profundo, eloqüente, sublime.

E da boca de um demônio.

Sob a obediência em um exorcismo, o demônio foi compelido a falar sobre as virtudes de Maria. Sim, os espíritos malignos sabem falar a verdade (livro da verdade) e falam bem quando precisam.

Satanás, São Paulo nos diz, pode se disfarçar de “anjo de luz”.  Ele vem como falsidade parcialmente revestido de verdade. Ele é ousado o suficiente para entrar na presença de Deus para pedir permissão para tentar Jó.  Ele pode entrar nas igrejas onde o Santíssimo Sacramento está presente. Ele pode até entrar em almas que deixam a porta de seus corações bem aberta para o mal. Da mesma forma, o inimigo não tem problemas em espalhar verdades para enganar. O poder de um engano está precisamente em quanta verdade vem com ele.

Em uma conversa sobre o assunto, a ex-satanista Deborah Lipsky escreveu:

A decepção demoníaca começa com a criação de paranóia nas pessoas para que elas se concentrem em buscar “sinais” em vez de acertar as contas com o Senhor … Os demônios se disfarçam muito tímidos como anjos de luz. Eles não têm nenhum problema em admoestar as pessoas a rezar o Rosário e o Dia da Misericórdia se for feito em engano … Os demônios são muito hábeis em usar meias verdades e fazer as coisas parecerem verdade, mas é um pouco estranho … Dizendo orações de qualquer tipo enquanto ver o Papa como falso é um engano total porque em essência você está negando a autoridade que Jesus coloca em seu Vigário humano, então como eles podem ser eficazes [se você não confia em Jesus]? Lembre-se, os demônios, se enganarem em qualquer coisa, incluindo admoestação para orar, podem enganar muitos e levá-los embora sem que a pessoa sequer reconheça que estão nas garras da boca de um dragão.

Mas, novamente, é preciso ter cuidado ao discernir a profecia para seguir o ditado de São Paulo:

Não despreze declarações proféticas. Teste tudo. Retenha o que é bom. ” (1 Tes 5: 20-21)

Q ,. Podemos confiar nos escritos proféticos dos santos?

Uma autoridade competente deve determinar a autenticidade do corpo da obra de um suposto vidente. Os fiéis, nesse ínterim, devem considerar as mensagens o teste primário de ortdoxia e conformidade com a fé, “retendo o que é bom” e descartando o resto. Isso se aplica até mesmo aos escritos dos santos.

Por exemplo, Santo Aníbal Maria di Francia, diretor espiritual da Serva de Deus Luísa Piccarreta, criticou a publicação de todo o diário de Santa Verônica, ao mesmo tempo em que notava inconsistências em outros místicos. Ele escreveu:

Sendo ensinado pelos ensinamentos de vários místicos, sempre considerei que os ensinamentos e locuções mesmo de pessoas santas, especialmente mulheres, podem conter enganos. Poulain atribui erros até mesmo aos santos que a Igreja venera nos altares. Quantas contradições vemos entre Santa Brigitte, Maria de Ágreda, Catarina Emmerich, etc. Não podemos considerar as revelações e as locuções como palavras da Escritura. Alguns deles devem ser omitidos e outros explicados em um significado correto e prudente. – St. Hannibal Maria di Francia, carta ao Bispo Liviero de Città di Castello, 1925 (grifo meu)

As Escrituras contêm uma autoridade única e incomparável por conta própria como a “inspirada … fala de Deus” que é “sem erro”. As revelações proféticas, portanto, podem apenas esclarecer e talvez explicar, mas não adicionar ou subtrair da Revelação definitiva da Igreja.

… As pessoas não podem lidar com revelações privadas como se fossem livros canônicos ou decretos da Santa Sé. Mesmo as pessoas mais iluminadas, especialmente mulheres, podem estar muito enganadas nas visões, revelações, locuções e inspiração. Mais de uma vez a operação divina é restringida pela natureza humana … considerar qualquer expressão das revelações privadas como dogmas ou proposições próximas da fé é sempre imprudente! – St. Hannibal, uma carta ao pe. Peter Bergamaschi

Sim, muitos bons teólogos, sacerdotes ou leigos se extraviaram ao aceitar a palavra de um vidente sobre a Palavra de Cristo, conforme revelada nas Escrituras e na Sagrada Tradição. [21] Essa é precisamente a base do mormonismo, das Testemunhas de Jeová e até do Islã. É por isso que a própria Escritura adverte contra alterar as doutrinas da fé:

Como já dissemos, e agora repito, se alguém vos pregar um evangelho diferente do que recebestes, seja anátema! … Advirto a todos os que ouvem as palavras proféticas deste livro: se alguém adicionar a elas, Deus irá adicionar a ele as pragas descritas neste livro, 19 e se alguém tirar as palavras deste livro profético, Deus irá tirar as suas compartilhe da árvore da vida e da cidade sagrada descrita neste livro. (Gal 1: 9; Ap 22: 18-19)

P. Como é que você não escreve mais sobre as revelações da Serva de Deus Luisa Piccarreta?

Luisa Piccarreta (1865-1947) é uma notável “alma vítima” a quem Deus revelou, em particular, a união mística que trará à Igreja durante a “era da paz” que já começou a realizar nas almas de indivíduos. Sua vida foi marcada por fenômenos sobrenaturais surpreendentes, como estar em um estado semelhante à morte por dias a fio, enquanto em êxtase com Deus. O Senhor e a Bem-Aventurada Virgem Maria se comunicaram com ela, e essas revelações foram colocadas em escritos que se concentram principalmente em “Viver na Vontade Divina”.

Os escritos de Luisa consistem em 36 volumes, quatro publicações e numerosas cartas de correspondência que abordam a nova época que se aproxima, quando o Reino de Deus reinará de uma forma sem precedentes “ na terra como no céu. Em 2012, o Rev. Joseph L. Iannuzzi apresentou a primeira dissertação de doutorado sobre os escritos de Luisa à Pontifícia Universidade de Roma, e teologicamente explicou sua consistência com os Conselhos da Igreja históricos, bem como com a teologia patrística, escolástica e de ressourement. Sua dissertação recebeu os selos de aprovação da Universidade do Vaticano, bem como a aprovação eclesiástica.Em janeiro de 2013, o Rev. Joseph apresentou um extrato da dissertação às Congregações do Vaticano para as Causas dos Santos e a Doutrina da Fé para ajudar no avanço da causa de Luisa. Ele relatou para mim que as congregações os receberam com grande alegria.

Em uma anotação de seus diários, Jesus diz a Luísa:

Ah, minha filha, a criatura sempre corre mais para o mal. Quantas maquinações de ruína eles estão preparando! Eles irão tão longe que se exaurirão no mal. Mas enquanto eles se ocupam em seguir seu caminho, Eu Me ocuparei com a conclusão e o cumprimento de Meu Fiat Voluntas Tua   (“seja feita a Tua vontade”) para que Minha Vontade reine na terra – mas de uma maneira totalmente nova. Ah sim, quero confundir o homem apaixonado! Portanto, esteja atento. Quero que vocês Comigo preparem esta Era de Amor Celestial e Divino… —Jesus ao Servo de Deus, Luisa Piccarreta, Manuscritos, 8 de fevereiro de 1921; trecho de O Esplendor da Criação , Rev. Joseph Iannuzzi, p.80

Portanto, vemos que Deus tem algo especial planejado para Seu povo nestes tempos e nos tempos que virão. No entanto, alguns de vocês ficarão desapontados ao saber que continua em vigor uma “Moratória” sobre os escritos de Luísa, confirmada pelo Arcebispo Giovan Battista Pichierri e afinspelo Rev. Joseph em 30 de abril de 2012. O recente aumento da abundância de vendas e a distribuição de escritos não oficiais de Luisa para uso público no domínio público, bem como o aumento recente de publicações de trabalhos de Luisa na internet, sugere fortemente que nem todos estão respeitando a Moratória. Os mesmos problemas potenciais existem aqui como existiam para os escritos de Santa Faustina que, por causa de tradução inadequada ou catequese inadequada, foram “proibidos” por 20 anos até que as esquisitices teológicas fossem finalmente esclarecidas. O Rev. Joseph, em uma carta recente, escreveu que …

… Enquanto o Arcebispo generosamente encoraja grupos de oração sobre a “espiritualidade” de Luísa, ele gentilmente nos pede que esperemos o veredicto final sobre suas “doutrinas”, isto é, sobre a correta interpretação de seus escritos. —26 de fevereiro de 2013

Em sua dissertação aprovada, o Rev. Joseph qualifica e esclarece muitas passagens dos escritos de Luísa e corrige alguns dos erros teológicos que estão presentes nos escritos em circulação. É por essa razão que continuo evitando citar quaisquer fontes, além das que já tenho dos próprios escritos do Rev. Joseph, que receberam aprovação explícita em sua tradução do italiano para o inglês na tese de doutorado.

Li algumas das supostas palavras de Jesus nos escritos de Luísa e devo dizer que são absolutamente sublimes . Eles contêm a mesma beleza, amor e misericórdia que ecoam nos escritos de Faustina e com certeza se tornarão uma tremenda graça assim que estiverem disponíveis em sua forma adequada ao público. E aqui está a boa notícia: o Rev. Joseph condensou essencialmente as 40 obras de Luísa em um volume de 400 páginas, tornando acessível na primavera de 2013, pela primeira vez, uma apresentação autorizada e clara de Viver na Vontade Divina. [22] Quão importante é isso? Jesus revelou a Luisa que muito em breve,

“Deus purificará a terra com castigos e uma grande parte da geração atual será destruída”, mas ele também afirma que “os castigos não se aproximam daqueles indivíduos que recebem o grande Dom de Viver na Vontade Divina”, para Deus “ protege-os e os locais onde residem ”. – trecho de O Dom de Viver na Vontade Divina nos Escritos de Luisa Piccarreta , Rev. Dr. Joseph L. Iannuzzi, STD, Ph.D

Tal como os escritos de Santa Faustina, os de Luísa também têm o seu tempo, e esse tempo parece ter chegado. Se na obediência respeitamos os processos eclesiásticos, mesmo que pareçam muito lentos ou obtusos para alguns, também vivemos esse momento na Vontade Divina …

Fonte: https://www.markmallett.com/blog/prophecy-popes-and-picarretta/

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