Como se vive a Santidade hoje !

Mensagem à todos os católicos
Como se vive a Santidade hoje !
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Assim como o rosto de Nosso Senhor foi desfigurado na Sua Paixão, também o rosto da Igreja ficou desfigurado nesta hora. O que ela representa? Qual é a missão dela? Qual é a mensagem dela? Como é realmente o verdadeiro cristianismo ?

 

Os verdadeiros santos

Hoje, onde se encontra este Evangelho autêntico, encarnado nas almas cuja vida é uma palpação viva e respirante do coração de Jesus; aqueles que encapsulam Aquele que é ao mesmo tempo “verdade”  e “amor”? Ouso dizer que mesmo enquanto examinamos a literatura sobre os santos, muitas vezes nos é apresentada uma versão higienizada e embelezada de suas vidas reais.

Penso em Thérèse de Lisieux e na bela “Pequena Via” que ela abraçou ao superar seus anos carnudos e imaturos. Mas mesmo assim, poucos falaram de suas lutas no final da vida. Ela disse uma vez para sua enfermeira ao lado do leito, enquanto lutava contra a tentação do desespero:

Estou surpreso que não haja mais suicídios entre ateus. —conforme relatado pela Irmã Maria da Trindade; CatholicHousehold. com

A certa altura, Santa Teresinha parecia pressagiar as tentações que estamos enfrentando agora em nossa geração – a de um “novo ateísmo”:

Se você soubesse quais pensamentos terríveis me obcecam. Reze muito por mim para que não dê ouvidos ao Diabo que quer me persuadir de tantas mentiras. É o raciocínio dos piores materialistas que é imposto à minha mente. Mais tarde, fazendo novos avanços incessantes, a ciência explicará tudo naturalmente. Teremos a razão absoluta de tudo o que existe e que ainda permanece um problema, porque ainda há muitas coisas a descobrir, etc. etc. — Santa Teresinha de Lisieux: Suas Últimas Conversas , Pe. John Clarke, citado em catholictothemax.com

E há também o jovem beato Giorgio Frassati (1901 – 1925), cujo amor pelo montanhismo foi capturado nesta foto clássica… que posteriormente teve seu cachimbo comprado.

Eu poderia continuar com exemplos. A questão não é nos sentirmos melhor listando as fraquezas dos santos, muito menos desculpar nossa própria pecaminosidade. Em vez disso, ao ver a sua humanidade, ao ver as suas lutas, na verdade nos dá esperança saber que eles caíram como nós. Eles trabalharam, se esforçaram, foram tentados e até caíram – mas se levantaram para perseverar em meio às tempestades. É como o sol; só se pode apreciar verdadeiramente a sua grandeza e valor precisamente contra o contraste da noite.

Na verdade, prestamos um grande desserviço à humanidade ao assumirmos uma falsa fachada e escondermos as nossas fraquezas e lutas dos outros. É precisamente sendo transparente, vulnerável e autêntico que os outros são de alguma forma curados e levados à cura.

Ele mesmo levou nossos pecados em seu corpo na cruz, para que, livres do pecado, pudéssemos viver para a justiça. Pelas suas feridas você foi curado. (1 Pedro 2:24)

Somos o “corpo místico de Cristo” e, portanto, são as feridas curadas em nós, reveladas aos outros, através das quais a graça flui. Observe, eu disse feridas curadas. Pois nossas feridas não curadas apenas ferem outras pessoas. Mas quando nos arrependemos, ou estamos no processo de permitir que Cristo nos cure, é a nossa honestidade perante os outros, juntamente com a nossa fidelidade a Jesus, que permite que o Seu poder flua através da nossa fraqueza (2 Coríntios 12:9). [3] É nisto que os outros encontram Cristo em nós, encontram o verdadeiro cristianismo

Costuma-se dizer hoje em dia que o século atual tem sede de autenticidade. Especialmente no que diz respeito aos jovens, diz-se que eles têm horror ao artificial ou ao falso e que procuram sobretudo a verdade e a honestidade. Estes “sinais dos tempos” deveriam manter-nos vigilantes. Seja tacitamente ou em voz alta – mas sempre com força – estamos sendo questionados: você realmente acredita no que está proclamando? Você vive o que acredita? Você realmente prega o que você vive? O testemunho de vida tornou-se, mais do que nunca, condição essencial para uma verdadeira eficácia na pregação. Precisamente por isso somos, em certa medida, responsáveis ​​pelo progresso do Evangelho que anunciamos. -PAPA ST. PAULO VI, Evangelii Nuntiandi , n. 76

As verdadeiras cruzes

“Minha esposa, as virtudes tornam-se fracas se não forem corroboradas, fortificadas pelo enxerto da cruz. Antes de minha vinda à terra, as penas, as confusões, os opróbrios, as calúnias, as dores, a pobreza, as enfermidades, especialmente a cruz, eram consideradas como opróbrios, mas desde que foram levados por Mim, todos ficaram santificados e divinizados por meu contato, Assim que todos mudaram aspecto e se tornaram doces, gratos, e a alma que tem o bem de ter algum deles fica honrada, e isto porque recebeu a divisa de Mim, Filho de Deus. E só experimenta o contrário quem só vê e se detém na casca da cruz, e encontrando o amargo se desgosta, se lamenta e parece que lhe chegou uma desgraça, mas quem penetra dentro, encontrando o saboroso, aí forma sua felicidade. Minha filha amada, não desejo outra coisa que o crucificar na alma e no corpo”. LUISA PICCARRETA

Agora, isso não é novidade. Mas poucos cristãos hoje compreendem isto completamente – divididos entre um falso “evangelho da prosperidade” e agora um evangelho “acordado”. O modernismo esgotou tanto a mensagem do Evangelho, o poder da mortificação e do sofrimento, que não é de admirar que as pessoas estejam a optar pelo suicídio em vez da Via Sacra.

Agora, não há nada de errado em querer encontrar consolo e descanso; até Nosso Senhor procurou isso nas montanhas antes do amanhecer. Mas eu estava procurando paz em todos os lugares errados, por assim dizer – procurando perfeição deste lado do Céu. E o Pai sempre garantiu que a Cruz, em vez disso, me encontrasse.

Como diz Von Hugel: “Quanto acrescentamos às nossas cruzes por estarmos zangados com elas! Mais da metade da nossa vida é dedicada ao choro de outras coisas além daquelas que nos foram enviadas. No entanto, são essas coisas, quando enviadas e quando desejadas e, finalmente, amadas como enviadas, que nos treinam para o Lar, que podem formar um Lar espiritual para nós, mesmo aqui e agora.” Resistir constantemente, chutar tudo vai tornar a vida mais complicada, difícil, difícil. Você pode ver tudo isso como a construção de uma passagem, um caminho a ser percorrido, um chamado à conversão e ao sacrifício, à vida nova. —Irmã Mary David Totah, OSB, A Alegria de Deus: Escritos Coletados da Irmã Mary David, 2019, Bloomsbury Publishing Plc.; Magnificat, fevereiro de 2014

Santidade Verdadeira

O Servo de Deus Dom Luis Martínez descreve este caminho que tantos empreendem para evitar o sofrimento.

Cada vez que sofremos uma calamidade na nossa vida espiritual, ficamos alarmados e pensamos que nos perdemos. Pois imaginamos para nós um caminho plano, uma trilha, um caminho repleto de flores. Portanto, ao nos encontrarmos em um caminho difícil, cheio de espinhos, desprovido de toda atração, pensamos que perdemos o caminho, mas a questão é que os caminhos de Deus são muito diferentes dos nossos caminhos.

Às vezes, as biografias dos santos tendem a fomentar esta ilusão, quando não revelam plenamente a história profunda daquelas almas ou quando a revelam apenas de forma fragmentária, selecionando apenas os traços atraentes e agradáveis. Chamam a nossa atenção para as horas que os santos passaram em oração, para a generosidade com que praticaram a virtude, para as consolações que receberam de Deus. Vemos apenas o que é brilhante e belo e perdemos de vista as lutas, as trevas, as tentações e as quedas pelas quais passaram. E pensamos assim: Ah, se eu pudesse viver como essas almas! Que paz, que luz, que amor era o deles! Sim, é isso que vemos; mas se olhássemos profundamente no coração dos santos, compreenderíamos que os caminhos de Deus não são os nossos caminhos. — Servo de Deus, Arcebispo Luis Martinez, Segredos da Vida Interior, Cluny Media; Magnificat , fevereiro de 2024

“Você pode sofrer com Cristo ou sofrer sem Ele. Eu escolho sofrer com Ele.” Esta é uma mensagem muito importante. O cristianismo não é um bilhete para uma vida sem dor, mas um caminho para suportá-la, com a ajuda de Deus, até chegarmos à porta eterna. Na verdade, escreve Paulo:

É necessário que passemos por muitas dificuldades para entrar no reino de Deus. (Atos 14:22)

Os ateus acusam os católicos, portanto, de uma religião sadomasoquista. Pelo contrário, o Cristianismo dá o próprio significado do sofrimento e a graça não apenas de suportar, mas de abraçar o sofrimento que atinge todos.

Os caminhos de Deus para alcançar a perfeição são caminhos de luta, de aridez, de humilhações e até de quedas. Na verdade, há luz, paz e doçura na vida espiritual: e, de fato, uma luz esplêndida [e] uma paz acima de tudo que poderia ser desejado, e uma doçura que supera todos os consolos da terra. Existe tudo isso, mas tudo no seu devido tempo; e em cada caso é algo transitório. O que é habitual e mais comum na vida espiritual são aqueles períodos em que somos obrigados a sofrer e que nos desconcertam porque esperávamos algo diferente. — Servo de Deus, Arcebispo Luis Martinez, Segredos da Vida Interior, Cluny Media; Magnificat , fevereiro de 2024

Por outras palavras, muitas vezes massacramos o significado da santidade, reduzindo-o a aparências externas e demonstrações de piedade. O nosso testemunho é crucial, sim… mas será vazio e desprovido do poder do Espírito Santo se não for o fluir de uma vida interior autêntica, sustentada através do verdadeiro arrependimento, da obediência e, portanto, de um verdadeiro exercício de virtude.

Mas como desiludir muitas almas da ideia de que é necessário algo extraordinário para se tornarem santos? Para convencê-los, gostaria de apagar tudo o que há de extraordinário na vida dos santos, confiante de que ao fazê-lo não lhes tiraria a santidade, pois não foi o extraordinário que os santificou, mas a prática da virtude que todos podemos alcançar. com a ajuda e graça do Senhor…. Isto é ainda mais necessário agora, quando a santidade é mal compreendida e só o extraordinário desperta interesse. Mas quem busca o extraordinário tem poucas chances de se tornar santo. Quantas almas nunca alcançam a santidade porque não seguem o caminho para o qual são chamadas por Deus. —Venerável Maria Madalena de Jesus na Eucaristia, Rumo às Alturas da União com Deus, Jordan Aumann; Magnificat , fevereiro de 2024

Este caminho a Serva de Deus Catherine Doherty chamou de O Dever do Momento . Lavar a louça não é tão impressionante quanto levitar, bilocar ou ler almas… mas quando feito com amor e obediência, tenho certeza de que terá maior valor na eternidade do que os atos extraordinários com os quais os santos, se formos honestos, pouco tiveram. controle sobre outras coisas além de aceitar essas graças com docilidade. Este é o “ martírio ” quotidiano que muitos cristãos esquecem enquanto sonham com um martírio vermelho…

Cristianismo verdadeiro

Pintura de Michael D. O’Brien

As Verónicas do mundo estão prontas para limpar novamente o rosto de Cristo, o rosto da Sua Igreja enquanto ela entra agora na sua Paixão. Quem era esta mulher senão aquela que queria acreditar, que queria verdadeiramente ver o rosto de Jesus, apesar do clamor das dúvidas e do barulho que a assaltava. O mundo tem sede de autenticidade , disse São Paulo VI. A tradição conta que em sua roupa ficou impressa a Sagrada Face de Jesus.

O verdadeiro Cristianismo não é a apresentação de um rosto falso e imaculado, desprovido de sangue, sujeira, saliva e sofrimento de nossas vidas diárias. Pelo contrário, é ser suficientemente dóceis para aceitar as provações que as produzem e humildes o suficiente para permitir que o mundo as veja à medida que imprimimos os nossos rostos, os rostos do amor autêntico, nos seus corações.

O homem moderno ouve com mais boa vontade as testemunhas do que os professores, e se ele ouve os professores, é porque eles são testemunhas…. O mundo exige e espera de nós a simplicidade de vida, o espírito de oração, a caridade para com todos, especialmente para com os humildes e os pobres, a obediência e a humildade, o desapego e o sacrifício próprio. Sem esta marca de santidade, a nossa palavra terá dificuldade em tocar o coração do homem moderno. Corre o risco de ser vaidoso e estéril. -PAPA ST. PAULO VI,  Evangelii Nuntiandi ,  n. 76

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