18 MEDITAÇÕES DO ANJO DA GUARDA DE MARIA VALTORTA

O Livro de Azarias
18 MEDITAÇÕES DO ANJO DA GUARDA DE MARIA VALTORTA
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DÉCIMO SEXTO DOMINGO APÓS O PENTECOSTES
Introdução: Sal 86 (85): 3, 5, 1
Recolher: Senhor, rogamos-te, que a tua graça nos conduza e siga sempre, e nos faça sempre com o propósito de fazer o bem. Por meio de nosso Senhor.
Epístola: Ep 3: 13-21
Gradual: Sal 102 (101): 16-17
Aleluia: Sal 98 (97): 1
Evangelho: Lc 14: 1-11
Ofertório: Sal 40 (39): 14, 15
Segredo: Purifique-nos, oramos, Senhor, pelo efeito deste sacrifício, e trabalhe misericordiosamente em nós, para que sejamos dignos de ser participantes dele. Através
nosso Senhor.
Comunhão: Sl 71 (70): 16-17, 18
Pós-comunhão: Purifique nossas mentes, Senhor, em Sua bondade, nós Te suplicamos, e nos dê uma nova vida por Seus sacramentos celestiais, para que nossos corpos, também,
podem ser fortalecidos no tempo e na eternidade. Por meio de nosso Senhor.

29 de setembro de 1946
Azariah diz:
«O Senhor, que te ensinou desde a tua infância e de quem te lembras ter recebido só amor, diz-me que só
considere a Epístola contigo, por tua fraqueza e para não repetir o que é uma memória de dor. e Deus falou. Ele
ordena que você guarde para si mesmo apenas o que Ele disse a você. Vamos obedecer. No Introit, devo pular o
assunto. Mas agora tudo foi dito. Você está convencido da bondade e da misericórdia de Deus Ele conhece as tuas
necessidades.Não há mais nada a dizer que não seja supérfluo e doloroso para a tua fraqueza.
«Mas é um consolo ouvir o Apóstolo. Ele se dirige a vós com as palavras de um mestre paterno: ‘Exorto-vos a não
desanimarmos com as tribulações que estou sofrendo por vós e que são a vossa glória.’
“É isso, deixe seu espírito dizer aos seus membros, sua carne, seus órgãos, consumidos e definhar no sofrimento mortal, ‘Eu os exorto
a não tremer pelo que eu estou sofrendo e pelo que você está sofrendo indiretamente. Por este meu sofrimento, que também é o seu
sofrimento, é o motivo da sua glória. ‘

“Com que brilharão os corpos dos santos um dia, o dia eterno? Com os sofrimentos sofridos por causa da
justiça, porque se cansaram por causa da justiça, para cultivá-la em si, para doá-la aos outros, porque eles têm
sido perseguidos por causa desse trabalho.
“’Aqueles que ensinaram a muitos justiça brilharão como estrelas por toda a eternidade’, diz Daniel. E Sabedoria: ‘Os justos brilharão,
correrão como faíscas por um matagal de cana, julgarão as nações e dominarão os povos, e o Senhor reinará neles por toda a eternidade. ‘
“E o que o Senhor promete nas bem-aventuranças? Glória e luz, e satisfação e paz àqueles que choraram e
sofreram por fidelidade à justiça.
“Pois bem, já que você é de corpo e alma – e, de fato, a pesada lei da carne tende a predominar enquanto você estiver no
exílio – precisamente aquela carne que foi mortificada pela vontade do espírito heróico e suportou tribulação indiretamente
de o grande sofrimento do espírito receberá glória na eternidade. É, pois, justo que o teu espírito diga à tua carne: ‘Não
desanimes por causa das minhas tribulações, que também estou sofrendo por ti, corpo de minha, e qual será sua glória
futura e eterna. ‘
“E Paulo ensina o que fazer para obter ajuda sobrenatural para confirmar a criatura que é espírito e carne. ‘Para este fim, dobra meus
joelhos diante do Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo … para que Ele possa conceder-lhe … poderosamente confirmado por meio de seu
Espírito, para que Cristo habite em vocês pela fé … e vocês, enraizados e alicerçados na caridade, possam, com todos os santos,
compreender … o que ultrapassa todo conhecimento, isto é, a caridade de Cristo, para que você será preenchido com toda a plenitude de
Deus. ‘
“Deus é Caridade. Quem tem caridade tem Deus em si. Jesus Santíssimo, eu te disse, é a síntese da Caridade das
Três Pessoas Divinas. Portanto, quem tem Cristo em si está cheio da plenitude de Deus.
“Na antiga Lei, no tempo anterior, os hebreus tinham o Pai, que enchia o templo com sua glória, e o Espírito de vez em
quando enchia algumas criaturas com ele mesmo. Mas no novo tempo, na era de Cristo, os cristãos não temos, de fato, a
Primeira ou a Terceira Pessoa, mas a plenitude do Deus Triúno em Jesus Cristo Nosso Senhor.
“Eles O têm pela Graça e pelos Sacramentos, e especialmente pelo Sacramento do Amor, no qual, com o Corpo,

Sangue, Alma e Divindade do Verbo Encarnado, o Pai e o Paráclito são inseparáveis da divindade da Segunda
Pessoa, pela sublime Unidade dos três Deuses que são Um Único Deus. A esta Presença invisível, mas sensível e
ativa, a este Infinito que se comprime em uma parte minúscula do todo: em um homem crente – e desta prisão,
onde só o amor O constrange, Ele trabalha e transforma, pois Ele pode fazer tudo , mesmo o que é acima de
tudo que o homem pode pedir e fazer e pensar e desejar, e Ele pode transformar o nada em grandeza, por não
nada, mas aquele que o habita trabalha com seus meios infinitos – que seja dada a glória que Lhe é devida e a
confiança de quem sabe que é apoiado por um Forte e guiado por um Sábio inigualável.
“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo”.
05/10/46. Uma elevação não escrita (por ordem do Santíssimo Jesus) sobre as maravilhas da Criação.

DÉCIMO SETE DOMINGO APÓS O PENTECOSTES
Introdução: Sal 119 (118): 137, 124, 1
Colete: Conceda a Teu povo, Senhor, oramos, para evitar as contaminações do diabo, e com mentes puras para seguir a Ti, o único Deus. Por meio de nosso Senhor.
Epístola: Ep 4: 1-6
Gradual: Sl 33 (32): 12, 6
Aleluia: Sl 102 (101): 2
Evangelho: Mt 22: 34-46
Ofertório: Dn 9: 4, 17, 18, 19
Segredo: Nós humildemente imploramos a Vossa Majestade, Senhor, que por esses sagrados mistérios que celebramos possamos ser libertos de nossos pecados passados e de recaídas
para eles no futuro. Por meio de nosso Senhor.
Comunhão: Sl 76 (75): 12-13
Pós-comunhão: Que nossos vícios sejam subjugados, Senhor, por Seus mistérios santificadores, e que possamos obter cura para nossa salvação eterna, Por meio de nosso Senhor.

10 de outubro de 1946
Azariah diz:
“Ele sempre te trata com misericórdia, nas coisas grandes e pequenas, com misericórdia paternal, exigindo de ti apenas a obediência.
Pois a obediência tem como consequência uma vida sem imperfeições voluntárias e um modo de proceder segundo a lei e a vontade do
Senhor. Santíssima Deus só pode querer o bem de seus filhos, por isso quem obedece à sua vontade faz o bem na medida em que as suas
capacidades o permitem, e com isso Deus se agrada, pois é tudo o que a criatura Lhe pode dar.
“E a obediência também tem outro fruto: o da união íntima com Deus. Bem-aventurados os que podem dizer o que Jesus
Cristo disse aos que O censuravam: ‘Sempre fiz e faço o que o Altíssimo quer.’ A obediência, por unir-se intimamente a
Deus, quase fundir-se com Deus, pela uniformidade da vontade – Deus quer o bem da criatura, e a criatura quer o bem que
Deus quer dela – faz com que Deus desça com o seu amor para habitar em quem o ama : obediência é amor. E então, visto
que sempre prevalece o mais forte – e aqui o mais forte é Deus – também acontece que quem trabalha é Deus, o possuidor
absoluto do espírito fiel, e a criatura não faz mais ações por conta própria , mas as ações divinas – tão perdido e dominado
ele está o Divino e pelo Divino – e as ações divinas só podem ser ações sagradas, desprovidas de contágio diabólico, como a Oração pede
em sua súplica.
“Esta união absoluta, esta doação completa a Deus, esta autoanulação em Deus despojando-se do ego para ser
absorvido por Deus – o ego é material e com ele não se pode entrar no Senhor, que é puro Espírito – predispõe alguém por
aquela união, doação, humildade, caridade, paciência e mansidão que Paulo considera essenciais para sermos verdadeiros
cristãos, unidos a Cristo, unidos a Deus, unidos ao Espírito, pelo vínculo da paz entre os irmãos e da caridade na seus dois
ramos, um dos quais se estende para o céu para abraçar o trono de Deus e o outro sobre a terra para acariciar os irmãos.
Então você realmente forma um só corpo e um só espírito, inteiramente um com o Senhor, com uma só fé, um só Baptismo,
um só Pai que está sobre todos e em tudo, e especialmente nos membros do Corpo de Cristo,membros vivos, nos quais as
graças infundidas realmente vivem e vivificam.
“Ser batizado, confirmado, absolvido e receber a Comunhão é pequeno E se eles são dons inativos. É tudoE se a boa
vontade da criatura torna ativos os dons recebidos através dos sacramentos e faz da esperança uma realidade eterna que
alegra o exílio dos chamados por Deus ao grande Povo de Cristo.
“Boa vontade! Que arma poderosa para vencer! Como diz o Gradual, o Senhor olha do céu e olha seus filhos e os vê animados
pela boa vontade de servi-Lo, mesmo que não possam fazê-lo com perfeição. Deus então ficará irritado com esta sua incapacidade
de agir perfeitamente? Ele talvez diga: ‘Não importa o quanto eles façam, eles não podem entrar aqui, no meu Paraíso, onde
apenas coisas perfeitas e criaturas perfeitas entram, pois estas são imperfeitas e suas ações também são imperfeitas ‘?
“Oh, não! Aquele Deus que por uma palavra criou os céus, agrupando as moléculas do gás, e assim criou as estrelas e a
Terra, unindo as diferentes partes espalhadas pelo cosmos para torná-las a massa sólida que é o seu mundo, as massas
ardentes que são as estrelas e as líquidas que são os mares, todas aquelas coisas que desde então têm sido o Universo –
será que Ele não será capaz de realizar obras perfeitas com suas ações amorfas e imperfeitas realizadas com boa vontade?
“Com fé, esperança e caridade viva, deixe-O agir, e Ele o fará. A santidade é feita da heróica boa vontade dos filhos de Deus
e o poder de Deus, que completa e torna perfeita a boa vontade heróica de seus filhos. E é muito bonito, ó homens,
que o teu Pai, que é Deus, seja Aquele que tome o que fazem os seus filhinhos e torne-o semelhante a algo feito por
um deus, completando-o com a sua bondade. Nós não temos isso. E é justo. Sempre justo. Mas como é belo, como
deve enchê-lo de grata alegria, pensar que para servi-lo e ajudá-lo na redenção e no apostolado Ele faz uso dos
homens, e não dos anjos, para fazer dos homens deuses, seus filhos, Ele faz uso de seu poder que é totalmente
amor!
“Vocês podem fazer tudo, desde que vivam como crianças, com o seu Pai, que é o Deus Altíssimo; fale até mesmo com Ele como faria
com um amigo paterno, até mesmo peça a Ele para repelir o castigo já preparado para os infiéis que ofendem Ele, até mesmo para obter a
realização dos desejos ousados que surgem em seus corações sob o ímpeto do amor inflamado.
«Desejos! Desejos sagrados! Sabe o que são, Maria? São os desejos do próprio Deus inspirados por Ele no coração dos seus
filhos, e principalmente dos mais amorosos, e quanto mais o filho de Deus é um amante de Deus, mais são desejos ousados; o
desejo de Deus, inspirado por Ele, recolhido pela criatura humana e atirado como uma flecha de ouro aos pés de Deus, e o espírito
sobe por trás do dardo precioso, para pedir as coisas que parecem loucura para a humanidade, as ações de amor – para ser capaz
de realizar essas ações para a Sua glória.
“Oh, vocês amantes que fazem dos desejos de Deus para vocês próprios! Vocês são os loucos sublimes na comitiva do Divino
Jesus, loucos de amor até a morte na Cruz. Vocês são os loucos da sublime loucura de amor e sacrifício. Arremessem-se! Não
temam! O mundo precisa de vocês, santos loucos, para continuar a obter misericórdia. E as almas precisam de vocês para
continuarem a ser salvas. Eles, a maioria, não são mais capazes de fazer isso para se salvar. asas estão quebradas, rasgadas,
queimadas. Eles estão rastejando e perdendo o ânimo no chão. Seu sacrifício, sua loucura de amor, devolve-lhes asas e pupilas e
ressuscita o desejo celestial, e eles se levantam novamente, buscam a Deus e abrem suas asas. …
“Sua sede de amor, seu desejo inesgotável é o que Deus quer, e realizar o que Deus deseja é o que os leva ao Céu. A
carne, o mundo e o diabo são o cabresto que os retém. Você queimou aquele cabresto pesado, coloque o fio de ouro da
caridade ao redor de seus pescoços, e conduza-os com você cada vez mais alto, para o céu, para Deus.
“Louvado seja o Amor que inspira. Louvado seja o amor que trabalha. Louvado seja o amor que salva. Louvado seja Deus, o
inspirador das ações dos santos. Louvado seja os santos que trabalham com Cristo. seja para Amor, Amor, Amor!
“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!”
A noite entre 6 e 7 de outubro. Desperto em meio a sofrimentos de agonia física, e o Adversário insinua, para assustar:
“Como conseguirás apresentar-te a Deus. Julgamento … Punirmento …… Eu respondo lutando contra o Horror: “Farei como todos, desde
Adam até o último homem. Eu devo morrer. E, o que é mais, com certeza no
momento final, confiarei na Misericórdia de Deus mais do que nunca. “Derrotado,
ele vai embora. E a agonia física vai embora também … Adormeço placidamente
no o seio de Deus.
12 de outubro, 16h00 Mordente como o veneno é a insinuação – é certamente ele – de Satanás: “Você, que tanto deseja o Céu, que volte a ver o
seu pai, saiba que nunca o encontrará. Nem o seu pai, nem o seu mãe. Você também vai sofrer lá. ” Respondo para amenizar a agonia desse
pensamento: “Não sofrerei. Amarei a Deus. Não se pode sofrer com remorso por ninguém ou por qualquer motivo quando se desfruta de Deus.”

DÉCIMO OITAVO DOMINGO APÓS O PENTECOSTES

Introdução: Si 36: 15-16; Sal 122 (121): 1
Colete: Senhor, pedimos a Ti, que nossos corações sejam guiados pelo poder de Tua misericórdia; pois sem a sua ajuda não podemos agradá-lo. Por meio de nosso Senhor. Epístola: 1
Co 1: 4-8
Gradual: Sal 122 (121): 1, 7
Aleluia: Sal 102 (101): 16
Evangelho: Mt 9: 1-8
Ofertório: Ex 24: 4, 5
Segredo: Ó Deus, pela comunhão deste adorável sacrifício, Tu nos tornas participantes da única Divindade suprema; conceda, nós Te suplicamos, que tendo
chegar ao conhecimento de Sua verdade, podemos segui-la por uma vida digna. Por meio de nosso Senhor.
Comunhão: Sl 96 (95): 8-9
Pós-comunhão: Alimentados, Senhor, pelo Teu dom sagrado, agradecemos a Ti, implorando a Tua misericórdia, para que sejamos dignos de participá-la.
Por meio de nosso Senhor.
13 de outubro de 1946
Azariah diz:
“A recompensa dada ao paciente é certa, pois o paciente imita seu Pai Celestial, que é tão paciente em esperar as conversões
dos pecadores, mas é então recompensado por sua amorosa paciência desfrutando de seus salvos. A imitação de Deus, que é o
amor em ação, sempre obtém uma recompensa de Deus. E, enquanto durar este seu dia terreno, a recompensa é uma profunda
paz de espírito, paz que os incapazes de servir ao Senhor não
conhecer. Além do pequeno dia terrestre, a recompensa é a glória eterna e alegre. Outra recompensa para quem é capaz de ser paciente é o
concessão das graças solicitadas, que podem ser adiadas, mas que, mais cedo ou mais tarde, são concedidas – e sempre no momento em
que for bom concedê-las.
“Abandone-se, portanto, com plena confiança, à Misericórdia que
te ama e te orienta – e orienta seus assuntos mais queridos – e você será muito agradável a Deus, e tudo o que importa para
você vai dar certo, pois o próprio Deus vai tomar suas preocupações em suas mãos e torná-las suas, defendendo-as e carrorying-los.
“Se ao menos todos os homens soubessem como agir e se deixassem mover pela Wise Mercy, como um tecido macio que se dobra com o vento
sopra, mesmo que seja leve como a brisa com que o profeta ouviu Deus! Eles seriam levados ao céu sem saber como
chegaram lá, como uma criança que, incapaz de andar, pode tocar o topo de uma montanha e se deleitar com o sol, o
azul do céu, a imensidão e as flores, porque ele é levado até lá por sua mãe, no doce refúgio de seus braços.
“E meditemos em Paulo. Ser o testemunho de Cristo confirmado no meio dos irmãos não significa de fato que aqueles
fiéis tenham recebido o Batismo e os outros sacramentos. Mas significa que suas obras testemunham que são imitadores
de Cristo. .As práticas religiosas limitadas às horas de culto, a observância de certas cerimônias concretas sem, quando
acabam, a religiosidade e a obediência aos preceitos e conselhos da vida cristã, continuando depois com intensidade e
sinceridade a todas as horas e em todos os acontecimentos e atos do dia – não constituem o testemunho de Cristo em você,
mas apenas hipocrisia, ou pelo menos uma vida cristã bastante fraca.se agiste assim – e quem age assim é – para com
aquelas crianças anêmicas que do leite materno e do cuidado tiram um mínimo apenas o suficiente para não morrer, mas
insuficiente para crescer, permanecendo seres atróficos sem movimento e força, sujeitos a todas as doenças até que algum
descuido nos alimentos ou contra os elementos os mate.
“Acontece o mesmo com os Espíritos que não produzem fluidos vitais com o que lhes é dado pelos Sacramentos e se
limitam a receber e não se esforçam por doar, parasitas que vegetam e não vivem, inválidos nos vivos Corpo de Cristo
destinado a morrer porque são mornos, abulicos, anêmicos, presa muito fácil de todas as infecções espirituais, cada vez
mais débeis, até perecerem como plantas de raízes murchas.
“Paulo, o grande mestre da doutrina do Corpo Místico do qual Cristo é a Cabeça, regozijando-se com seus Coríntios pelo
testemunho de Cristo que eles dão de magnífica vitalidade como membros vivos e voluntários, está feliz – e não, de fato,
sobre os parasitas que são um fardo e perigo para os outros e um escândalo e uma vergonha e uma ofensa a Deus e, ‘nem
frios nem quentes’ como são, Ele ‘os cospe de sua boca’, como diz o Apocalipse.
“Paulo se alegra em ver o caráter cristão dos coríntios confirmado pelas virtudes cristãs; eles ‘se tornaram ricos de todas as
coisas, de todo dom de palavras e de conhecimento’ pela graça de Deus obtido por meio de Cristo e mantido e aumentado
pelos méritos da criatura com boa vontade.
«Alegra-se e exorta-os a crescer cada vez mais em Cristo, absorvendo e assimilando os fluidos vitais do
Cristianismo, que é vida e não fórmula, que é verdade e não hipocrisia, que é um caminho e não um guagmire
onde se afunda e permanece, de modo que ‘nenhum dom lhes faltará’ – já expliquei que os dons só vivem
verdadeiramente se a boa vontade da criatura os faz viver – ‘para que sejam irrepreensíveis na vinda do Senhor
Jesus’. Sem o maior pecado, o de ter desprezado os infinitos dons de Deus, negligenciando-os a ponto de não
fazer deles a vida da própria vida e perfeição de espírito, falhando, portanto, em todas as virtudes e tornandose não persistente na Fé, Esperança , Caridade, Fortaleza, Prudência, Justiça e Temperança, mas cedendo às
seduções do diabo,
«Nada mais te direi, alma minha, alma vítima. Sofres com Cristo e pelo teu triunfo régio, e que esta seja a
tua Santa Missa perpétua.
“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo”.

13 de outubro (mas duas horas após a explicação da Santa Missa).
Uma lição secreta sobre o mérito que um doente pode obter por ser capaz também de suportar em paz o pensamento “Por
minha causa A não pode ir à missa; B não pode descansar”, e assim por diante. Suportar-se, mesmo quando vemos com tristeza
que somos um peso para os outros, é sempre virtuoso. E Deus pode derivar daí um motivo para recompensar tanto o doente como
aqueles que por sua causa são impedidos de fazer coisas diferentes.
E, a título de explicação para quem, no devido tempo, lerá estas curtas referências a lições secretas, afirmo que Jesus
Santíssimo me disse (25 de setembro) para não escrever mais suas instruções íntimas para minha alma como um castigo para
aqueles que não são capazes de reconhecer que é Ele quem me fala ou que mentem dizendo que não o reconhecem, para
desanimar a minha alma cometendo faltas contra a caridade e a sinceridade. E tenho feito isso desde 25 de setembro, limitandome, como Ele quer, a estabelecer o assunto e o dia da instrução secreta.

13 de outubro de 1946, 16h
Pode-se violentar o Fogo quando ele resplandece e o Amor de Deus quando Ele quer amar? Ama com sensatez? Não. E eu experimento
isso.
Hoje uma das horas mais violentas de amor divino que conheci está caindo sobre mim.
Eu sinto que está chegando …. E não é um peso opressor, embora seja uma onda imensa, mas uma força que atrai, que te
arranca da Terra e te leva cada vez mais alto ….
Sinto-o chegando, cada vez mais arrebatador, e antes de perder a memória de sua inexprimível doçura, atento à minha prece e oferta de 15 de
agosto, imploro: “Não para mim! Não para mim! Para eles. Para que Te amem. “A vontade de renunciar às minhas alegrias místicas, desde que elas
ver e compreender, está sempre em mim.
Mas com uma doçura ainda mais intensa na doçura já incomensurável, do oceano de Luz e Fogo iminente sobre mim, descendo
do Céu, vem a voz inexprimível do Deus Triúno, e ela diz: “Não. Você me rejeita para não valem por um sacrifício de amor. quero
você. Eu quero me dar a você.Eu procuro alívio para mim mesmo. Busco um coração que me ame. Eu não quero ciência, mas amor.
Não quero discutir, mas possuir. Não quero censurar, mas amar. Quero você. Sacie-me. Console-me. Me ame. Eu me despejo onde
encontro alguém que me entende em meu desejo infinito de me comunicar. Escreva e depois venha ……
E só se pode abandonar a si mesmo e ouvir as palavras sendo ditas: “Você deve amar por eles também. Quero ser saciado por você com o amor
elas são incapazes de Me dar como eu quero. E quero penetrar em você Comigo mesmo para que você venha a amar assim como amei meus
algozes:incomensuravelmente. Pois quando se ama com perfeição, os mais infelizes são amados incomensuravelmente, aqueles que são nosso sor
fileira. Sem este nosso amor, eles estariam perdidos. ”
“E eu entro em êxtase e queimo, pois não é lícito descrever, e amar a Deus, e em Deus toda a criação, com os habitantes do Céu, com os viventes na Terra, com aqueles que sofrem no Purgatório, todos, todos, e oh, eles não iriam acreditar mesmo se eu contasse a eles! eles como uma mãe pode amar seus filhos doentes que, se não forem cuidados com amor supremo, podem perecer e sofrer por estarem doentes, mesmo que não pensem que estão doentes e sofrem.
“Senhor, não tão violento, se eu devo servi-lo …! Você sabe o meu completo fraqueza … !
“Mas quando eu volto a ser a pobre criatura, com uma doçura pacífica como uma lembrança do furacão de amor que se apoderou de mim, sinto que Deus não aceitou minha oração e meu coração resistiu apenas pela Sua vontade, mas agora bate cansado, como um pássaro que subiu muito alto e cantou muito intensamente ….
Mas se meu Senhor se consolou, se meu nada pôde servir a Todos, viva o amor e o suave sofrimento de meu coração
cansado … Morrer também pela violência do amor! O que importa viver e morrer? Tudo o que importa é fazer Deus feliz.

DÉCIMO NONO DOMINGO APÓS O PENTECOSTES
Introdução: Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor: em qualquer tribulação que clamarem a mim, eu os ouvirei; e eu serei seu Senhor para sempre. – Ps
78 (77): 1
Colete: Deus Todo-Poderoso e misericordioso, guarda-nos em Tua bondade de todas as coisas que podem nos ferir, para que nós, prontos tanto em mente como em corpo, possamos carregar
fora Seu lance com um coração livre. Por meio de nosso Senhor.
Epístola: Ep 4: 23-28
Gradual: Sal 141 (140): 2
Aleluia: Sl 105 (104): l
Evangelho: Mt 22: 1-14
Ofertório: Sal 138 (137): 7
Segredo: Conceda, Senhor, que estes dons, que oferecemos na presença de Sua majestade, sejam proveitosos para nossa salvação eterna. Por meio de nosso
Senhor. Comunhão: Sl 119 (118): 4-5
Pós-comunhão: Senhor, que Tua obra de cura dentro de nós misericordiosamente nos livre de nossas afeições perversas e nos faça apegar-nos ao Teu por toda a vida
mandamentos. Por meio de nosso Senhor.
20 de outubro de 1946
Azariah diz:
“Quanta preocupação existe no homem com sua saúde e prosperidade! Se considerarmos com cuidado, o homem está atormentado e
preso por essa ansiedade perene, como um escravo de galera ao seu banco. É uma obsessão que tira da vida até mesmo um pouquinho da
felicidade material que a boa saúde ou os bons negócios podem proporcionar. O medo do amanhã! O medo das doenças! O pesadelo de
uma possível perda de dinheiro, emprego, negócios, terror, transtornos meteorológicos para fazendas, epidemias para quem cria gado,
para trabalhadores ‘rebeliões para os industriais, em revoltas nacionais para a maioria do povo.
“E o homem – que nada pode fazer contra essas coisas, em si mesmas imateriais, embora realizadas por forças
materiais, que não pode repelir o micróbio, roubo, despedida, o raio, granizo, vento, terremoto, murrain e revolta – vive com
o laço de seu medo em volta do pescoço. Esse viver sem paz é fruto de ter feito do materialismo a lei de sua vida. Se o
homem fosse espiritual, em seus afetos e pensamentos, não tremia assim. Em primeiro lugar, porque ressuscitaria seu
olhar para Deus em oração; em segundo lugar, porque ele diria: ‘Esta é a passagem; O céu é a meta. A passagem será dolorosa, mas a meta é luminosa e alegre. Vamos perseverar hoje para desfrutar amanhã, eternamente. Tremamos só por perder a meta e não por perder
algo na passagem, algo que não podemos carregar ali, até a meta. Com constância e fé, caridade, esperança e outras
virtudes, façamos o nosso melhor apenas para construir para nós o tesouro que nos levará ao lugar da meta! E confiemos
no Senhor, que diz: “Eu sou a salvação do povo; eu os ouvirei de qualquer tribulação de que clamarem”.
“Mas o pedido que está na Oração – como pode ser conciliado com a oferta das almas vítimas? Falo-te porque és um,
como o são todas as vozinhas, e através de ti falo às outras almas vítimas. Como vocês podem proferir o pedido da Oração
se vocês se ofereceram para a imolação e se Deus os aceitou? Vocês estariam viajando para trás, distanciando-se do seu
lugar de tormento? Talvez implorassem ao Pai que lhes devolvesse saúde, bem – ser, afetos – tudo o que você ofereceu a Ele
para serem vítimas? Ou você não vai orar proferindo estas palavras? Não, você pode dizê-las. Mas elevando o seu espírito
tão alto a ponto de pedir o que é perfeito – isso é, que Deus, ‘apaziguado, pode afastar de todos vocês espiritual
adversidade para que, livre em suas almas (das tentações e perturbações) e em seus corpos (dos temores sobre o amanhã e
dos apetites naturais da carne, apetites que não é pecaminoso satisfazer, mas que é meritório não gratificar) , você poderá
atender ao serviço de Deus em liberdade de espírito. ‘ Torna-se oração angélica perfeita, inteiramente sobrenatural – tão
superior é a oração comum do homem, em quem as questões materiais suscitam 98% de seus pedidos.
“E meditemos em Paulo, que continua a enumerar as condições para sermos cristãos na realidade. Pararenovar-se no
espírito de sua mente, isto é, assumir um pensamento que contemple e julgue eventos e ações a serem vividas ou
realizadas de um ponto de vista sobrenatural.
“O homem, mesmo sendo católico, não se esforça para viver e agir na moralidade cristã. Ele vive em um compromisso contínuo entre o
Cristianismo e a carne, o Cristianismo e o mundo, o Cristianismo e Satanás, esquecido de uma grande declaração: ‘Não se pode servir dois
mestres ao mesmo tempo. ‘ Mas o homem serve a vários senhores: ele mesmo, o mundo, Satanás. Ele pode pertencer a Deus, então, se
ele já pertence a três mamães exigentes e ferozes?
“Como o homem se faz e permanece escravo dessas mamães? Ao assumir desde a infância os pensamentos da carne, do
mundo e de Satanás. Ele os absorve, mesmo sem percebê-los, por um espírito de imitação, daquilo que o rodeia , que só
excepcionalmente é perfeito, mesmo no núcleo principal, que é a família. Mas, quando ele se tornou maduro e, portanto, capaz de
distinguir completamente o que é bom e o que é mau, o que é o espírito da época e o que é o espírito sobrenatural, o que é o
cristianismo e o que não é, o cristão que realmente quer ser um tem o dever de renovar-se no espírito de sua mente, de colocar o
novo homem, que é aquele nascido das consequências do sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo, o novo homem, criado, injustiça
recriada e em verdadeira santidade. E como é esse novo homem? Sincero, como Jesus Cristo foi, mesmo diante do perigo de morte
por dizer a verdade. Pois a sinceridade é uma das principais características de Jesus Cristo, e Ele a impôs como uma das principais
características de seus seguidores, dizendo: ‘Deixe seu’ sim ‘ser sim, e seu’ não ‘não.’
deixe de dizer a eles: ‘Você está errado por tal e tal motivo. Você tem este ou aquele defeito, ‘você prejudica
os irmãos que são’ membros ‘com você e deve, conseqüentemente, servir e ser servido por outros membros,
assim como acontece em seus corpos, com a troca mútua de ajudas e funções entre órgãos e membros.
“Se você ficar com raiva, tome cuidado para não pecar. Viver junto é muito difícil em uma sociedade onde a virtude é a exceção e o vício
a regra. Se a virtude fosse a regra, sua vida juntos seria doce. Mas o vício multiforme predomina, o pecado setenário; reinam os egoísmos,
e viver é feio e difícil. Os vizinhos sempre dão motivos para inquietação uns aos outros.
“Observe, porém, o quão equilibrado é o Apóstolo em exigir virtude dos cristãos, Ele não impõe uma virtude desumana e impossível,
como não se preocupar por qualquer motivo. Mesmo que a inquietação não se manifeste em manifestações evidentes, uma ofensa, uma O
ato de desobediência ou engano não pode deixar de perturbar a quietude do coração, agitá-lo e agitá-lo. Surge assim o desprezo pelo
culpado que ofendeu, desobedeceu ou traiu. Isso é humano.
“No verdadeiro cristão, no entanto, cujo espírito é mais forte do que a sua carne, o movimento humano é rapidamente
aplacado e, embora a amargura da experiência vivida permaneça, perdoa-se e não reage àqueles que ocasionaram esta
experiência amarga, e nenhuma vingança é feita contra o culpado. Portanto, como diz Paulo, ‘se você ficar com raiva, não pode
pecar e não deve pecar’. Não se pode evitar que o eu sofra por causa de uma ofensa recebida, mas isso não é pecar. Pecar é
quando uma ofensa é paga com outra, na falta de observância da caridade.
“Não se ponha o sol sobre a tua ira. Lembra-te das palavras do Evangelho: ‘Se, quando estiveres a fazer a tua oferta no altar, te lembrares que o teu irmão está zangado contigo, deixa a tua oferta ao pé do altar e vá primeiro se reconciliar com seu irmão. ‘ O sacrifício do seu ressentimento, se vocês são ofendidos, do seu orgulho, se vocês são os ofensores, vale muito mais do que o sacrifício material e a oração mecânica. E a oferta ou oração – e mesmo o Sacramento – não é nada se for não precedida da caridade que é perdão e humildade. Que o sol não se ponha em sua ira. Sim, como você pode suplicar a Deus em sua oração da noite, aquela oração sagrada capaz de afastar os fantasmas da noite e as sugestões satânicas, tão agudas naquelas horas, se você tem Satanás em você por guardar rancor contra aqueles que o ofenderam ou prejudicaram? Como você pode fazer a Oração de Orações se não perdoa? ‘Assim como nós perdoamos aqueles que nos ofenderam’, você diz. Mas se você não perdoa, você não perdoa nada. Perdoe, então, a cada dia o mal que é feito a você a cada dia. Não dê espaço para o diabo também. Na verdade, quem não perdoa não ama; aquele que não ama afasta Deus e dá as boas-vindas a Satanás. É uma verdade sobre a qual raramente se medita, mas bastante certa. quem não perdoa não ama; aquele que não ama afasta Deus e dá as boas-vindas a Satanás. É uma verdade sobre a qual raramente se medita, mas bastante certa. quem não perdoa não ama; aquele que não ama afasta Deus e dá as boas-vindas a Satanás. É uma verdade sobre a qual raramente se medita, mas bastante certa.
“Quem roubou não roube mais. O Santíssimo Senhor Jesus já lhe disse quantas maneiras existem para roubar. Muitas
se rebelariam se lhes dissessem: ‘Vocês são ladrões’; e, de fato, eles nunca roubaram um centavo ou uma uva.
Mas o roubo não envolve apenas dinheiro, comida ou joias. E os ladrões são muito mais numerosos do que as
pessoas pensam. Ladrões morais incontáveis, ladrões espirituais em relação aos dons espirituais recebidos de
terceiros. Na verdade, muitos não se lembram e não meditam sobre o fato de que o Décimo Mandamento
ordena que não desejem os bens de outros. Ora, se já é pecado desejar, não é roubo tirar o que pertence aos
outros, seja um afeto humano (a esposa de outro, seduzir a filha de outro e afastá-la de seu dever de filha), um
trabalho, ou um presente de Deus, vestindo-se nele como se fosse um ‘alma, a origem da dádiva, e assim por diante, para depois gozar de sua herança como se fosse sua? Sim, isso é roubo e agravado por engano e premeditação. E ai de quem o comete. Somente uma confissão sincera do pecado, com restituição e indenização pelo que foi levado ou danificado, pode obter o perdão.
“’Mas deixe-o fazer um trabalho honesto para ajudar os necessitados’, o Apóstolo Tle aconselha. Trabalho honesto! Quanto eu teria a dizer! Mas você entende, e eu permaneço em silêncio, e nós dois perdoamos por amor pela caridade e para que eu possa aliviar o meu espírito, e você, o seu, como o sacrifício da noite, para espalhar uma fragrância agradável ao Deus pés. Espíritos livres de qualquer nuvem que vá contra a caridade, perfumados de paciência e doçura, aromatizados de perdão sempre, sempre.
“Sempre assim, alma minha, e então, embora continuando a caminhar em meio às tribulações – 0 alma vítima que tem subido
pelo seu calvário por anos e em um caminho cada vez mais árduo, o mais perto você chega do cume e da consumação – Deus estará com você e o confortará, estendendo a mão para defendê-lo contra seus torturadores ou adversários para que eles não ultrapassem o limite. Esse limite que Deus
conhece, que a sua prudência quer respeitar. Pois querer ferir e lutar mais seria tentar as forças de sua alma, e isso é imprudência que Deus não permite.
“Deus permite as provações a fim de conceder maior bem-aventurança, mas Ele não permite caprichos e desejos injustos, pois Ele quer a salvação e não a morte dos espíritos, e principalmente daqueles que se doaram generosamente para sua glória.
“E terminarei com o desejo na liturgia: ‘Que sua conduta siga os desejos santos de Deus até o fim.’
“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo”.

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