Características da última vinda de Cristo

Os Três FiatReino da Divina Vontade
Características da última vinda de Cristo
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Características da última vinda de Cristo

  • Ressurreição dos vivos e dos mortos

 

Seus mortos ressuscitarão, seus cadáveres ressuscitarão, despertarão e exultarão aqueles que jazem no pó.

Os mortos, grandes e pequenos, estavam diante do trono enquanto os livros eram abertos. E outro livro foi aberto, o da vida.

Mas no fim dos mil anos, Deus renovará o universo, e os céus serão dobrados e a terra mudada, e Deus fará os homens como anjos, e eles serão puros como a neve, sempre estarão na presença do Altíssimo e farão oferendas ao seu Senhor e o servirão para sempre. Ao mesmo tempo, ocorrerá a segunda ressurreição geral, após a qual os iníquos serão destinados ao castigo eterno.

  • O julgamento universal

A ressurreição de todos os mortos, “dos justos e dos injustos”, precederá o Juízo Final … Então Cristo virá em glória com todos os seus anjos. … E

todas as na

ções estarão reunidas diante dele, e ele separará uma da outra … ‘486

O Juízo Final chegará no momento da gloriosa volta de Cristo.

Somente o Pai sabe a hora e o dia. Então, através de seu Filho, Jesus pronunciará a palavra definitiva em toda a história.487

Eu olhei: e eis que tronos foram colocados e o Ancião assumiu seu trono. Sua túnica era branca como a neve e os cabelos da cabeça, brancos como lã; seu trono era como chamas de fogo e suas rodas como fogo flamejante. Um rio de fogo brotou de sua presença … A corte sentou-se e os livros foram abertos.

Os céus desaparecerão em um assobio e os elementos derreterão no fogo, juntamente com a terra e todas as obras que nela serão encontradas.489

Mas desceu do céu um fogo de Deus que os devorou ​​[isto é, o diabo, Gogue e Magogue] … Então eu vi um trono branco muito grande: diante daquele que estava sentado, o céu e a terra fugiam e seu lugar não era mais encontrado .

.. Os mortos, jovens e velhos estavam diante do trono, enquanto os livros estavam sendo abertos; e outro livro foi aberto, o da vida. Os mortos foram julgados com base no que estava escrito em meus livros, de acordo com suas obras. De fato, depois que o mar deu seus mortos e a morte e o inferno deram seus mortos, eles foram julgados individualmente de acordo com suas obras. Morte e Hades foram jogados no lago de fogo … 490

  • Fim dos céus e da terra

Seus relâmpagos iluminam o mundo, ele engasga quando vê a terra. As montanhas derretem como cera diante dele, diante do Senhor de toda a terra … por causa de seus julgamentos, ó Senhor … uma luz se levantou para os justos.

Os céus rolam como um livro …. 492

O Dia do Senhor, de fato, virá como um ladrão: então os céus desaparecerão em um assobio e os elementos derreterão no fogo, juntamente com a terra e todas as obras que nele se encontrarem … [Mas] segundo o Seu promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra.

  • Novos céus e nova terra

Pois eis qu

e eu crio novos céus e uma nova terra. O passado não será mais lembrado, não será mais lembrado e não será mais lembrado. Pois haverá alegria perpétua e exultação sobre o que eu crio, pois eis que faço de Jerusalém uma alegria e seu povo uma alegria.494

Então eu vi um novo céu e uma nova terra. De fato, o céu e a terra de antes haviam desaparecido, até o mar se foi. E eu vi a cidade santa, a nova

Jerusalém, descendente de Deus do céu, preparada como uma noiva adornada para o marido.

Para o homem, essa realização será a realização definitiva da unidade da humanidade … Aqueles que estão unidos a Cristo formarão a comunidade de redimida, a “cidade santa” de Deus “, a” noiva do cordeiro “. Não será mais machucado do pecado … O universo visível, portanto, está destinado a ser … restaurado em seu estado primitivo.

Mas quando os mil anos forem completados, Deus renovará o mundo e o céu será dobrado para trás.

Em 1459, o papa Pio II negou a opinião de que o mundo seria naturalmente destruído pelo calor solar que devoraria a água e o ar, causando o incêndio da terra.498Mais recentemente, o Vaticano II optou pela “transformação” do mundo. Em Lumen Gentium, a Igreja é descrita em seu estado de peregrinação mutável e imperfeito: “não terá sua realização se atingir a perfeição somente na glória do Céu … [então] a raça humana e o mundo inteiro serão perfeitamente restaurados em Cristo”.499 E, portanto, o que Deus criou não será destruído por causas naturais, mas será transformado e divinizado.

Novos céus e nova terra

Os capítulos XXI e XXI do Apocalipse descrevem a nova Jerusalém como uma cidade pura e luminosa cujas portas nunca são fechadas. Quem entrar nesta cidade celestial desfrutará de uma visão beatífica, como Maria e os apóstolos, que têm o privilégio de estar cara a cara com Deus.É este reino eterno e perfeito que Cristo transmitirá ao Pai, depois de ter cancelado todos os outros soberanos ou autoridades, e é aqui que os eleitos governarão com Ele. Ao contrário da nova Jerusalém, “os novos céus e a nova terra” não se referem apenas ao planeta Terra, mas ao cosmos em sua totalidade, com todo o sistema galáctico transformado por Deus de uma nova maneira. existir da humanidade.

O estudioso das Escrituras Sagradas A. Winklhofer sustenta que, no caminho eterno da existência psicossomática do homem, o universo se tornará “diretamente acessível ao novo sentido do homem em seu ser integral, em sua vida de relacionamentos e em todo o seu conteúdo. inteligível “.500 O universo renovado refletirá a face da Trindade em sua onipresença e onisciência. São Tomás de Aquino, na obra intitulada Quaestiones disputatae, fala sobre a transformação final da Terra e a duração de sua substância composta:

O significado da passagem citada (2 Pd 3:10: “Os céus desaparecerão”; Lc 21:33: “Céu e terra passarão”) não significa que a substância do mundo perecerá, mas que sua aparência externa desaparecerá, de acordo com o apóstolo (1 Cor 7:31).501

O sublime reflexo de Deus na natureza será sublimado, aperfeiçoado e deificado em Deus para adaptá-lo aos seus filhos deificados. Alguns teólogos, como EJ Fortman, acreditam que montanhas, vales, planícies, campos, pastagens, rios e mares assumirão uma nova forma para os filhos glorificados de Deus: a expressão enigmática do “desaparecimento da terra” Portanto, deve ser entendido não como destruição, mas como transformação. Como morada do Filho Encarnado de Deus, do Redentor não somente do homem, mas de todo o universo, a terra será preservada em substância e será recebida por eles em toda a sua beleza. De fato, Deus enviou seu único Filho ao mundo não para condená-lo, mas para salvá-lo. E, como resultado, ele será salvo.

O caminho beatífico

Os filhos e filhas de Deus que possuem a terra continuarão sendo as mesmas pessoas que estavam em sua peregrinação terrestre, e ainda assim diferentes; eles conservarão seus corpos, as mesmas almas que eles tinham no tempo histórico, mas ainda assim diferentes. Como Jesus, eles possuirão seus corpos feitos de matéria, mas “glorificados” para que possam se conformar à sua nova maneira de existir. Uma vez que eles continuarão a ter sua humanidade, eles também reterão seus sentidos. Eles serão capazes de ver, ouvir, provar, cheirar e perceber sem limitações de tempo ou espaço, mas de uma “maneira beatífica” de existir “, uma vez que o reino de Deus não é comida ou bebida, mas justificação, paz e alegria no Espírito Santo. .502 Seus “corpos espirituais”, completos com corpos e almas glorificados, adquirirão poderes cada vez maiores que podemos chamar de paranormal, telepático, clarividente, cognitivo, retro-cognitivo, psicocinético, projetável e comunicativo. Eles serão impassíveis e imortais, resplandecentes, bonitos e radiantes, iluminados pela luz radiante da alma que ilumina seus corpos. Eles serão capazes de penetrar à vontade em outros corpos materiais, serão ágeis a ponto de poderem se mover facilmente de um lugar para outro, talvez até de um planeta para outro, com a velocidade do pensamento.

 

A teologia contemporânea, em contraste com as noções do passado que viam o céu como um lugar estático de descanso e imobilidade eterna, aceita a idéia de que há crescimento na perfeição, alegria e beleza, mesmo na eternidade. No céu, a mobilidade é admissível no nível mais próximo do ser humano, para a contínua perfeição do homem glorificado. Certamente, um Deus que modelou traços humanos em seu único Filho gerado por ele, adotará os mesmos padrões para a raça humana que ele redimiu. E por esse motivo, devemos considerar admissível uma melhoria contínua de corpos e almas, mesmo em seu estado já perfeito.

A nova Jerusalém

 

O ponto focal dos novos céus e da nova Terra é a nova Jerusalém: um lugar em que podemos pensar inundado pela luz eterna de Deus, animada por cânticos de alegria, em perfeita comunicação com os santos do céu, que poderiam ser seus convidados ou morar lá. A descrição de São João da nova Jerusalém é uma das passagens mais fascinantes das escrituras:

Eles fugiram do céu e da terra e seu lugar não foi mais encontrado … Então eu vi um novo céu e uma nova terra. De fato, o céu e a terra de antes haviam desaparecido; até o mar se foi. E vi a cidade santa, a nova Jerusalém, descendo do céu de Deus, preparada como uma noiva adornada para seu marido. E ouvi do trono uma voz poderosa que dizia: “Aqui está a morada de Deus com os homens …” Templo que eu não via; o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, juntos para o Cordeiro, é o seu templo, … Ele então me mostrou um rio de água viva, límpida como cristal, que fluía do trono de Deus e do Cordeiro, entre a praça e o rio … E toda maldição não será mais, mas o trono de Deus e do Cordeiro estará no meio dela, seus servos o adorarão … E como não haverá mais noite, eles não precisam de lâmpada nem luz solar.503

Aqueles que se aventuraram na interpretação dessa linguagem figurativa que descreve a Nova Jerusalém ficaram impressionados. WM Smith ressalta que, uma vez que a nova Jerusalém “não deve ser identificada com o céu … mas como parte do novo céu e da nova terra” à medida que desce do céu. “Observe que a antiga Jerusalém era o centro religioso de Israel, o cidade em que o Redentor havia chorado e que tinha como centro o templo onde orava e ensinava. Se a nova Jerusalém merece manter esse nome, significa, de alguma maneira, que será o centro religioso onde Deus estará unido ao seu povo por toda a eternidade, onde não haverá um templo erigido pelo homem e onde “haverá o Senhor Deus e o Cordeiro. ”505

O céu, portanto, não é um lugar fechado e estático, onde os mortos descansam imóveis. O céu que os estudos teológicos mais recentes nos apresentam tem uma dimensão dinâmica que tem dois pólos: a nova Jerusalém no centro do cosmos e o novo céu e a nova terra. Esses dois pólos, a morada não criada de Deus, onde se manifesta sua suprema glória e presença, foram criados por Deus para a glória e esplendor da criação. A separação entre céu e terra, espírito e matéria, coagula no novo Céu e na nova Terra, com Cristo no centro. A sublime fusão entre as dimensões espiritual e material acolhe os filhos de Deus em um mundo de interpenetração eterna e ininterrupta com os anjos e seu Criador.

PADRE JOSEPH IANNUZZI – LIVRO O TRIUNFO DA CRIAÇÃO

BIBLIOGRAFIA

486 Catecismo1038.

 487 Ibid.1040.

 488 Dn 7,9 a 10.

489 2 Pts 3.10

490 ap 20, 9-14.

 491 Sal 97

492 é 34.4

493 2 Pts 3.10 a 13.

494 é 65,17 a 18.

 495 ap 21,1-2.

 496 Catecismo1045, 1047.

 497 Lactantius, As Divinas Instituições.

 498 Heinrich Denzinger, Enchiridion Symbolorum, Ibid., 1361.

 499 Vaticano II, Lumen Gentium 1, 48.

 500 A. Winklhofer, a vinda de seu reino.

 501 São Tomás de Aquino, Questões Disputadas, Ibid.

 502 ROM 14,17.

 503 ap 20,11; 21,1-3,22; 22.1-3.

 504 WM Smith, A Doutrina Bíblica do Céu [Doutrina Bíblica de Chicago] (Chicago, IL: Moody

505 ap 21,22

 

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