A DIVINA VONTADE E O PAPA

Reino da Divina Vontade
A DIVINA VONTADE E O PAPA
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A DIVINA VONTADE E O PAPA

 Nos últimos meses, alguns chamaram minha atenção para a seguinte falsa afirmação a respeito da teologia da Divina Vontade: “O reino da Divina Vontade não pode ser estabelecido na terra a menos que o Papa primeiro possua o dom de Viver na Divina Vontade; somente depois que o Papa receber este presente é que seu reinado pode ser estabelecido na terra. ”

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Esta afirmação decorre da interpretação errônea de um trecho retirado do texto de Luísa, onde ela faz um “apelo” às autoridades eclesiásticas da Igreja e a todos os leigos para que vivam a Vontade Divina e a difundam em todos os lugares. Ao apelar às autoridades eclesiásticas, Luisa dirige-se especificamente ao Romano Pontífice e a todos os sacerdotes. Ao dirigir-se ao Romano Pontífice, ela afirma: “Em primeiro lugar, apelo à mais alta autoridade da Igreja, a Sua Santidade o Romano Pontífice que é o representante da Santa Igreja e, portanto, o representante do Reino da Vontade Divina. A seus pés sagrados, esta pequenina criança humilde coloca este reino, para que possa exercer domínio sobre ele e PODE torná-lo conhecido e, com sua voz paternal e autoritária, PODE chamar seus filhos para viver neste reino sempre tão sagrado. PODE o sol do Supremo Fiat impregná-lo e PODER formar em seu representante na terra o primeiro sol da Vontade Divina, de modo que, ao formar sua vida primária naquele que é o cabeça de todos os membros da Igreja, PODE espalhar sua raios intermináveis ​​em todo o mundo, eclipsando a todos com sua luz e formando um rebanho e um pastor. ” Vale ressaltar que na exortação acima Luísa vem fazendo, em suas próprias palavras, um “apelo” e NÃO uma profecia como a declaração acima afirma erroneamente. As próprias palavras em seu manuscrito italiano original atestam isso: “… para que ele possa exercer o domínio … PODE torná-lo conhecido … PODE o sol do Supremo Fiat impregná-lo e PODE formar em seu representante na terra o primeiro sol do Vontade divina, para que … PODE espalhar seus raios intermináveis ​​por todo o mundo ”(original em italiano:“ affinché lo domini … lo faccia conoscere … Il sole del Fiat Supremo lo investa e formi il primo sole del Volere Divino nel suo reppresentante in terra … spanda i suoi raggi interminabili in tutto il mondo ”).

Além disso, esta passagem é devidamente entendida à luz do que a Igreja se refere como a “analogia da fé”. A ‘analogia da fé’ ensina que cada afirmação individual de um texto, por exemplo, o texto de Luísa, deve ser interpretado à luz de todo o seu corpo objetivo. Quando interpretada pela analogia da fé, é abundantemente evidente que no texto acima Luísa nunca afirma que a Vontade Divina não pode reinar na terra se o Papa não nela viver, mas antes pretende transmitir a ideia de que através do exercício do Romano Pontífice domínio sobre e tornando conhecida a Vontade Divina com uma “voz autorizada” (por exemplo, uma declaração autorizada semelhante à de São João Paulo II que, em uma proclamação pública e autorizada, declarou o Dia da Festa da Divina Misericórdia como um dia de festa universal em toda a Igreja), outros podem não nutrir dúvidas quanto à sua autenticidade, mas podem, com um desejo firme e uma intenção reta, ser atraídos mais facilmente e se entregar totalmente e viver nela. É importante notar que nenhuma criatura humana, mas somente Deus Espírito Santo que possui o poder de “atualizar” no homem o dom de Viver na Vontade Divina, pode estabelecer o reinado da Vontade Divina na terra, pois para ele é atribuiu o terceiro Fiat de Santificação. Portanto, é teologicamente errado afirmar que somente por meio do Papa esse dom pode ser realizado na terra. Reconhecidamente, ao “cooperar” com a única “operação” eterna de Deus, pode-se dizer que a criatura humana auxilia na obra do Espírito Santo de estabelecer em sua alma o dom de Viver na Vontade Divina. No entanto, na medida em que os dons que Deus concede gratuitamente não são o resultado direto das virtudes ou da santidade do homem, mas do puro favor de Deus – que ele concede quando quer e para quem quer – seus dons não são o resultado de realização humana. Portanto, é fútil afirmar que o reinado da Vontade Divina nas almas da terra será o resultado da posse e / ou proclamação do Papa pelo Papa. Por último, a referência de Luísa ao Romano Pontífice como o “primeiro sol da Divina Vontade” não indica que o Papa será o primeiro que, vivendo na Divina Vontade, o fará reinar na terra, como alguns falsamente afirmam .

Ao invés, com esta expressão Luisa, que foi “a primeira criatura concebida em pecado a viver na Vontade Divina”, faz um “apelo” e não uma profecia do Papa que é a autoridade máxima da Igreja que possui jurisdição suprema e autoridade universal sobre todos os membros da Igreja podem, cujas palavras, como raios, podem ser lançadas por toda a Igreja. Daí sua expressão simples de Apúlia, “o primeiro sol. E esta “quantidade” de amor serve de base para o dom de Viver na Vontade Divina, assim como o Evangelho, os Sacramentos e ensinamentos de Cristo serviram de base para seu Fiat de Redenção (volume 16, 22 de fevereiro de 1924) .

É digno de nota que a ‘vida primária’ da Vontade Divina que o homem deve abraçar deve ser acompanhada pelo “ato principal” (volume 18, 9 de agosto de 1925) e “vida operacional” da Vontade Divina (volume 34, abril 25, 1937), por meio do qual ele pode continuar a crescer “na graça, na luz e na beleza” (volume 18, 9 de agosto de 1925), atingir o estado de “realeza divina” (volume 32, 28 de maio de 1933), e “Que todos concordem” em seus atos (volume 34, 25 de abril de 1937). os sacramentos e os ensinamentos de Cristo serviram de base para seu Fiat de redenção (volume 16, 22 de fevereiro de 1924).

 

34-33 Abril 25, 1937 Prodígio do ato que age da Divina Vontade na criatura. Como quem a faz operar nela, é a suspirada, a bem-vinda, a preferida de toda a corte celestial. Tudo o que se faz n’Ela, adquire a virtude de produzir Vida Divina.

(1) Estava pensando na Divina Vontade que age na criatura. Meu Deus, quantas surpresas, quantas cenas comovedoras, quantas maravilhas e prodígios que só um Deus pode fazer, e a pequenez humana fica admirada, encantada ao ver a Imensidão do Fiat Divino, que enquanto fica imenso, se fecha em seu pequeno ato, e com a potência criadora forma nele o seu ato operoso, com uma cadeia de prodígios divinos inauditos, mas tais e tantos, que os Céus ficam maravilhados e a terra treme ante o ato que age do Querer Divino na criatura; mas enquanto minha mente se perdia nestas surpresas, meu Sumo Bem Jesus, repetindo sua breve visita, todo bondade me disse:
(2) “Minha pequena filha do Fiat Supremo, é tanto nosso amor, que não apenas a criatura chama nosso Querer em seu ato, corre e desce no ato dela. Chamá-lo não é outra coisa que preparar o lugar onde deve agir, chamá-lo significa amá-lo, e que sente a necessidade do ato que age de minha Vontade para que a sua não só não aja, senão que fique como apoio e admiradora de um Querer tão Santo. Depois, descendo leva Consigo sua virtude criadora, suas alegrias e bem-aventuranças celestiais, à mesma Trindade Sacrossanta como espectadora e atriz de seu agir, e enquanto no lugarzinho da criatura pronuncia seu Fiat, forma tais prodígios e maravilhas, que o céu, o sol, ficam para trás, e supera todo belo da Criação, ali cria sua música divina, os sóis mais resplandecentes, nele cria sua Vida constante, suas novas alegrias; é tal e tanto este ato, que os anjos, os santos, gostariam de esvaziar as regiões Celestiais para gozar-se do ato que age de seu Fiat criador. É tal e tanta a beleza, a suntuosidade, a Virtude vivificadora deste ato divino, que meu Querer Divino o leva ao Céu como conquista e triunfo da alma na qual operou, para recriar com novas alegrias e bem-aventuranças a toda a corte celestial; é tal a alegria, a glória que recebem, que não fazem outra coisa senão agradecer ao meu Querer Divino que com tanto amor operou na criatura, porque não há nem glória, nem alegria maior, que seu ato constante e conquistante nela”.
(3) Ao ouvir isto, surpreendida, disse: “Meu amor, se este ato o levar ao Céu, a pobre criatura fica sem ele e como em jejum deste ato”. E Jesus acrescentou:
(4) “Não, não minha filha, o ato é sempre seu, nenhum pode ser tirado, e enquanto alegra a pátria celestial, fica como base, fundamento e propriedade no fundo da alma, a conquista é sua, e enquanto alegra a corte celestial, ela nada perde, é mais, sente em si a virtude criadora e contínua de meu Fiat em ato de fazer sempre novas conquistas, e enquanto permanece na alma, ao mesmo tempo o leva ao Céu como nova glória e alegria dos santos e como chuva benéfica a todos os peregrinos, muito mais do que a família humana é ligada ao Céu, e ao Céu com a terra, há um vínculo entre eles, o qual todos têm direito de participar no bem que elas fazem, são membros unidos entre eles, e como em essência o bem corre para dar-se a todos. E além disso, enquanto minha Vontade opera na alma, o Céu se põe em espera, porque nadando eles no Fiat sentem que está por agir, e por isso se põem atentos, reclamam, suspiram receber as novas conquistas e alegrias da Vida da Divina Vontade que eles possuem. Ela é vida primária dos santos no Céu, por isso nos atos que Ela faz todos concorrem, e com direito querem receber as novas alegrias e as belas conquistas que sabe fazer minha Vontade. Portanto, quem a faz atuar em seus atos, é a nova alegria do Céu, a acolhida, a preferida, a suspirada de toda a corte celestial, muito mais que alegrias de conquistas não há lá em cima, e por isso as esperam da terra. Oh! se todos soubessem todos estes segredos do meu Fiat Divino, dariam a vida para viver d’Ele e fazê-lo reinar no mundo inteiro”.
(5) Depois continuava pensando na Divina Vontade, não posso fazer menos, a sinto dentro de mim que me dá vida, a sinto fora de mim, que como a mais terna das mães me leva entre seus braços, me alimenta, me faz crescer e me defende de tudo e de todos, e meu doce Jesus acrescentou:
(6) “Minha filha, como é bela minha Vontade, ninguém pode vangloriar-se de amar à criatura como Ela a ama, é tanto seu amor, que Ela quer fazer-lhe tudo, não quer confiar a nenhum, com seu Fiat a cria, a faz crescer, a alimenta, a leva sempre entre seus braços de luz, lhe faz de mestre ensinando-lhe as ciências mais sagradas, lhe revela os segredos mais recônditos e escondidos de nosso Ser Supremo, lhe dá o conhecimento de nosso amor, das chamas que nos consomem para consumi-la junto Conosco, em cada ato que faz jamais a deixa sozinha, corre para colocar a sua Vida nela. Assim que cada ato está animado por sua Vida Divina, e possui a virtude de poder produzir Vida Divina; e minha Vontade toma estas Vidas de dentro dos atos da criatura para dar Vida Divina, vida de graça, vida de luz, vida de santidade às outras criaturas, e vida de glória a toda a corte celestial, Ela é a verdadeira trabalhadora, quer dar-se a todos por meio de quem vive em seu Querer. E quando formou a plenitude de sua obra-prima, leva-a ao Céu como triunfo, vitória de seu poder e arte divina que sabe e pode fazer na criatura, contanto que se preste a viver com Ela e se faça levar em seus braços. Por isso seja atenta e faça-se trabalhar por um Querer tão Santo, que tanto ama e que quer ser amado”.

Padre Joseph Iannuzzi

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