As Virtudes e a Divina Vontade: Duas Vias, Um Único Fim

As Virtudes e a Divina Vontade: Duas Vias, Um Único Fim
Clique na barra abaixo para escutar em áudio
Listen to this article

 

### Introdução: Duas Vias, Um Único Fim

Tanto São Tomás de Aquino quanto as revelações a Luisa Piccarreta têm como objetivo último a união do homem com Deus. A diferença fundamental está na abordagem:

* **São Tomás de Aquino** (século XIII) oferece uma **via ascendente**. A raz humana, iluminada pela fé, estuda a realidade e a Revelação para discernir as virtudes que nos levam a Deus. É um caminho de esforço, disciplina e crescimento moral, guiado pela inteligência e pela vontade.
* **Luisa Piccarreta** (século XX) apresenta uma **via descendente**. Jesus, em suas revelações, mostra a **Vontade de Deus** como o centro de tudo. A santidade não é primariamente um esforço humano, mas um **”deixar-se fazer”** por Deus, permitindo que a Vontade Divina viva e atue no homem. É uma espiritualidade de rendição, abandono e fusão da vontade humana na Divina.

Agora, vamos explorar as virtudes em cada um.

### PARTE 1: AS VIRTUDES EM SÃO TOMÁS DE AQUINO (Suma Teológica)

São Tomás organiza as virtudes de forma sistemática, distinguindo entre **Virtudes Teologais** (que têm Deus por objeto) e **Virtudes Cardeais ou Morais** (que regem a conduta humana).

#### A. As Virtudes Teologais (I-II, Q. 62)

1. **Fé (Fides):**
* **Conceito Tomista:** É a virtude pela qual o intelecto dá assentimento às verdades reveladas por Deus, não pela evidência intrínseca, mas pela autoridade d’Aquele que revela.
* **Exemplo Prático:** Um cientista que, diante do mistério da Santíssima Trindade, não rejeita por não poder comprovar em laboratório, mas aceita humildemente porque Deus, que é Verdade infinita, o revelou através da Igreja.

2. **Esperança (Spes):**
* **Conceito Tomista:** É a virtude pela qual confiamos, com certeza fundada na ajuda divina, alcançar a vida eterna e os meios para isso.
* **Exemplo Prático:** Alguém que, após cometer um pecado grave, não cai no desespero, mas confia firmemente na Misericórdia Divina alcançada pelo Sacramento da Confissão, e se levanta para recomeçar.

3. **Caridade (Caritas):**
* **Conceito Tomista:** É a virtude pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas por Si mesmo, e ao próximo como a nós mesmos por amor a Deus. É a “forma” das virtudes, pois dá a todas a sua orientação correta.
* **Exemplo Prático:** Não apenas dar esmola a um necessitado (o que pode ser feito por filantropia), mas fazê-lo reconhecendo Cristo naquela pessoa e oferecendo a ação como um ato de amor a Deus.

#### B. As Virtudes Cardeais (I-II, Q. 61)

1. **Prudência (Prudentia):**
* **Conceito Tomista:** A “auriga das virtudes”, guia todas as outras. É a razão reta aplicada à ação. Sabe discernir, em cada circunstância, o verdadeiro bem e escolher os meios adequados para alcançá-lo.
* **Exemplo Prático:** Um pai de família que, recebendo uma proposta de trabalho com excelente salário mas que destruiria sua vida familiar, pondera com calma, ora e, movido pela prudência, recusa a proposta para proteger o bem maior da família.

2. **Justiça (Iustitia):**
* **Conceito Tomista:** É a virtude que nos dispõe a dar a cada um o que lhe é devido (a Deus, ao próximo, a si mesmo).
* **Exemplo Prático:** Um empresário que paga salários justos e oferece condições dignas de trabalho (justiça para com os empregados), cumpre os impostos (justiça para com a sociedade) e separa um tempo diário para a oração (justiça para com Deus).

3. **Fortaleza (Fortitudo):**
* **Conceito Tomista:** Assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem, até mesmo suportando os maiores perigos e a própria morte.
* **Exemplo Prático:** Um jovem que, em uma festa, é pressionado a usar drogas e, apesar do medo do ridículo e da rejeição do grupo, mantém-se firme na sua decisão de dizer “não”.

4. **Temperança (Temperantia):**
* **Conceito Tomista:** Modera a atração pelos prazeres sensíveis, especialmente os do paladar e do tato, assegurando o domínio da vontade sobre os instintos.
* **Exemplo Prático:** Alguém que, estando de dieta, recusa uma sobremesa tentadora não por repressão, mas por uma escolha livre e consciente em favor de um bem maior (a saúde).

### PARTE 2: AS VIRTUDES NOS ESCRITOS DE LUISA PICCARRETA (O Livro do Céu)

Em Luisa, o foco não está em uma lista de virtudes a serem praticadas, mas em uma **atitude fundamental: viver na Vontade de Deus**. As “virtudes” que Jesus lhe ensina são, na verdade, **manifestações e frutos** de se viver nessa Vontade.

1. **Viver na Vontade de Deus como o Ato Primário:**
* **Conceito em Luisa:** A maior virtude é fazer da Vontade de Deus o próprio alimento, a própria vida, o “ato contínuo” de toda a existência. Não se trata de *fazer* a vontade de Deus, mas de *deixar que a Vontade de Deus nos faça e viva em nós*.
* **Exemplo Prático:** Em vez de apenas rezar “Seja feita a vossa vontade” diante de uma doença, a pessoa busca unir-se interiormente a essa Vontade, aceitando a doença não com resignação passiva, mas como um meio através do qual Deus quer operar um bem maior, talvez uma purificação ou uma graça para outra pessoa. A pessoa “recita seu ‘sim'” em união com o “Fiat” de Jesus e Maria.

2. **A Fé no Ato Divino que nos circunda:**
* **Conceito em Luisa:** A Fé é ver, em cada evento, pessoa ou circunstância, a mão de Deus que está realizando um “ato” de amor. Tudo é permissão ou ação direta da Vontade Divina.
* **Exemplo Prático:** Ao perder o ônibus, em vez de se irritar, a pessoa, movida por esta fé, pensa: “Jesus, esta é a Vossa Vontade para mim agora. Que queres que eu viva ou evite com este contratempo? Ofereço-vos minha paciência.” A fé torna-se um contínuo reconhecimento de Deus no presente.

3. **A Esperança como Certeza no Reino da Vontade Divina:**
* **Conceito em Luisa:** A esperança não é apenas para o céu futuro, mas uma certeza de que, ao viver na Vontade de Deus, o “Reino do Divino Fiat” já começa na terra, trazendo paz, santidade e uma antecipação do Paraíso.
* **Exemplo Prático:** Diante do caos e do mal no mundo, a pessoa não perde a paz. Sua esperança está na certeza de que cada ato feito na Vontade de Deus é uma semente poderosa para a salvação do mundo, contribuindo para a vitória final do bem.

4. **A Caridade como Sopro da Vontade Divina:**
* **Conceito em Luisa:** O amor ao próximo não brota primeiro do esforço humano, mas é a própria Vontade de Deus que, vivendo na alma, ama *através* dela. A alma torna-se um canal do amor divino.
* **Exemplo Prático:** Ao encontrar uma pessoa difícil, em vez de forçar um sentimento de amor (o que é muitas vezes impossível), a pessoa ora: “Jesus, a minha natureza se rebela, mas a Vossa Vontade em mim ama esta pessoa. Amai-a através de mim.” O amor torna-se sobrenatural e eficaz.

5. **A Humildade como “Não-Ser” para dar espaço a Deus:**
* **Conceito em Luisa:** A humildade suprema é aniquilar a própria vontade humana (com seus caprichos, orgulho e autossuficiência) para que a Vontade Divina tenha todo o espaço para reinar.
* **Exemplo Prático:** Ao receber um elogio, a alma não se ensoberbece, mas imediatamente reconhece interiormente: “Não sou eu, mas é a Vontade de Deus em mim que realiza o bem. A glória é toda Tua, Senhor.”

 

 

PARTE 3: COMPARAÇÃO E SÍNTESE

Virtude / Aspecto São Tomás de Aquino (Via Ascendente) Luisa Piccarreta (Via Descendente) Síntese e Complementaridade
Fundamento Razão iluminada pela Fé. Esforço humano com a graça. Rendição e Fusão na Vontade Divina. Deixar-se fazer por Deus. O esforço (Tomás) prepara o terreno para a rendição (Luisa). A disciplina das virtudes cardeais nos torna capazes de “esvaziar-nos” para que Deus nos preencha.
Papel da Vontade Humana A vontade humana, fortalecida pela graça, deve escolher e praticar o bem. A vontade humana deve “morrer” (aniquilar-se) para que a Vontade de Deus viva nela. Paradoxo evangélico: Perder a vida (a vontade própria) para ganhá-la (a Vontade Divina). Tomás nos ensina como a vontade deve agir; Luisa nos ensina como ela deve se render.
Exemplo da Fé Crer nas verdades reveladas (ex: Trindade). Ver a Vontade de Deus agindo em cada momento. A fé tomista é o alicerce; a fé luisiana é a visão que transforma o quotidiano. Primeiro cremos no dogma (Tomás), depois aprendemos a ver Deus no agora (Luisa).
Exemplo da Caridade Amar a Deus e ao próximo por um ato da vontade. Deixar que a Vontade de Deus ame através de nós. O amor é primeiro uma escolha (Tomás) e depois uma possessão divina (Luisa). Não podemos “deixar Deus amar em nós” se primeiro não escolhemos amar, mesmo quando é difícil.
Exemplo da Prudência Discernir racionalmente o bem a ser feito. O próprio Deus, vivendo na alma, a guia em cada decisão. A prudência humana é necessária, mas deve ser sublimada pela orientação direta do Espírito. Rezamos por luz (prudência infusa) e usamos nossa razão (prudência adquirida).
Conceito de Virtude Hábito operativo bom (um habitus que aperfeiçoa a alma para agir bem). Manifestação da Vida Divina na alma que vive no “Fiat”. A virtude é ao mesmo tempo uma conquista (hábito) e um dom (presença). Cultivamos o hábito (Tomás) para nos tornarmos vasos mais dignos da Presença (Luisa).

### Conclusão: Duas Asas para o Voo da Alma

São Tomás de Aquino e Luisa Piccarreta não se contradizem; **complementam-se de forma sublime**.

* A **Suma Teológica** é o **mapa detalhado** da jornada espiritual. Mostra o terreno, os obstáculos, as ferramentas (as virtudes) e o caminho a ser percorrido pelo esforço humano, sustentado pela graça. É a base indispensável para não se cair no subjectivismo e no quietismo.
* **O Livro do Céu** é o **convite para voar**. Mostra o destino final não como um lugar distante, mas como um estado de união tão íntima que a alma se torna “um só espírito” com Deus (1 Cor 6:17), onde a Vontade humana e a Divina são uma só.

Portanto, o caminho proposto é: **usar o mapa de São Tomás** – com sua clareza, equilíbrio e profundidade – para caminhar com segurança, ao mesmo tempo que se abre o coração ao **convite de Luisa** para a rendição total, aprendendo a levantar voo na asa da Vontade de Deus, que é sempre Amor, Misericórdia e Bem-aventurança.

A virtude cristã perfeita é, assim, a que é ao mesmo tempo **fruto do nosso esforço mais sincero e da ação mais livre e soberana de Deus em nós**.

Compartilhe a Divina Vontade
Tags: , ,

Você também pode gostar

Fé e Saúde Mental: Um Diálogo Necessário
A Mansidão: A Virtude das Mulheres Fortes

Aplicativo Vida na Divina Vontade

ESCOLA DA DIVINA VONTADE

ENCONTRE TUDO RAPIDINHO

Horas da Paixão

31 Dias com Maria 

Giros da Alma

Escritos de Luisa PiccarretaLIVRO DO CÉU

Nossos vídeos no Youtube

Evangelho Maria Valtorta

Vida Intima de Ns Senhor 

VÍDEOS DA ESCOLA 
– ESCOLA DA DIVINA VONTADE

 

   Aplicativo para outros celulares: https://app.vc/dvbeta

Telegram: https://t.me/joinchat/Vy8mSSfh_lVs_nez

Whatszap:
12.988930463

Baixar os: Livros da Valtorta
e Livros da Vida intima

 

           ORAÇÃO DO DIA

¨Mãe celeste, Rainha Soberana do Fiat Divino, toma-me pela mão e mergulha-me na Luz do querer Divino. Tu serás a minha guia, minha terna Mãe, e me ensinarás a viver e a manter-me na ordem e no recinto da Divina Vontade. Amém, Fiat.¨

O que é o Reino da Divina Vontade?

Canal Divina Vontade

Como se faz os 31 Dias com Maria

Formação na Divina Vontade

Músicas da Divina Vontade

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?