A Limitação do Conhecimento Atual da Vontade de Deus

A Limitação do Conhecimento Atual da Vontade de Deus
Clique na barra abaixo para escutar em áudio
Listen to this article

A Limitação do Conhecimento Atual da Vontade de Deus

O texto começa estabelecendo uma distinção crucial: conhecer o que Deus quer (Suas disposições) é diferente de conhecer a própria Vontade de Deus em Sua essência.

  • A Analogia do Pai: “Até agora, as disposições dessa Vontade de Deus… têm sido mais conhecidas e, na realidade, pouco foi penetrado em Deus… Por exemplo, um pai… manda algumas coisas para o filho… Se ele cumprir todas as disposições do pai, ele dirá: ‘Eu faço a vontade do meu pai’, mas ele ainda precisa saber a vontade do pai em si;… a vontade do seu pai está dentro dele!… você precisa entrar dentro dele e saber tudo que está na vontade dele, que é muito mais do que você sabe até agora.”

  • Aplicação a Deus: “Portanto, assim é com Deus: Até agora, por Vontade Divina, entendemos aquelas disposições… os mandamentos, os sacramentos, o evangelho… mas a Vontade de Deus continua dentro de Deus e é muito mais do que isso, inclui todos os atos que Deus fez, o bem com que os fez, o amor infinito… Tudo isso é o que constitui a Vida divina.”

1. A “Vida” como Soma de Nossos Atos: A Chave para Entender a Vontade Divina

Aqui é introduzido um princípio metafísico que conecta a experiência humana à realidade divina.

  • O Princípio: “o que é que constitui a nossa vida humana? Os atos que estamos fazendo, que saem da nossa vontade e que ficam nela… nossa vida está resumida, está selada ali… também a Vida divina, isto é, em Deus tudo o que sua Vontade fez, isso é o que forma sua Vida.”

  • A Conclusão: “Portanto, falar da Vontade Divina e de entrar para conhecer a Vontade Divina em seu interior… é falar do mais sagrado e santo que pode haver… o que está dentro dessa Vontade Divina em si.”

2. A Porta de Entrada: A Humanidade de Jesus Cristo

Devido à nossa limitação, Deus tornou o acesso a essa realidade interior mais acessível através da Encarnação.

  • O Dogma das Duas Vontades em Cristo: “Jesus vem… assume a natureza humana; Desta forma, essas duas vontades se unem em Jesus: Vontade Divina… e sua vontade humana… duas naturezas: a humana e a divina; duas vontades e duas operações: humana e divina.”

  • A União Perfeita: “A Vontade Divina, que é a superior, é a que dirige, e a vontade humana de Jesus em tudo seguiu a Divina, sem se opor em nada.”

  • A Dupla Dimensão de Cada Ato de Jesus: “todos os atos de Jesus tiveram… duas dimensões: a dimensão humana e a dimensão divina… Quando o vemos nascer… há também a parte divina desse ato: todo o Amor divino com o qual ele fez aquele ato e no qual ele estava amando o Pai por todos nós.”

3. A Revelação através de Luísa: Entrando na Vontade Divina de Jesus

A novidade trazida por Jesus a Luísa Piccarreta foi justamente fazer alguém “entrar” nessa dimensão interior e divina dos atos de Cristo.

  • A Experiência de Luísa (Volume 4): “Fui investido por essa luz e não sei como me encontrei dentro de Jesus Cristo… a Divindade dirigiu a Humanidade em tudo… bendito Jesus, em todos os atos da sua vida, ele refez, para todos em geral e para cada um em particular, tudo o que cada um era obrigado a fazer para com Deus… tudo o que cada um deve fazer já foi feito primeiro no Coração de Cristo.”

  • O Propósito Pedagógico: “Para que Luísa também se unisse: unir sua vontade à de Jesus e fazer o mesmo que Jesus está fazendo… trabalhando com a Vontade Divina nos atos humanos normais e ordinários, o que também Jesus fez, para dar ao Pai a mesma glória que Deus dá a ele.”

4. O Objetivo Final: A Santificação que Satisfaz a Deus

A finalidade de todo esse ensinamento não é apenas teórica, mas profundamente prática e transformadora.

  • A Insuficiência do Amor Puramente Humano: “Deus gosta das nossas boas ações? Sim… mas não o satisfaz. Porque Ele é um Ser infinito. O que é a única coisa que pode satisfazê-Lo? O Amor infinito… o único que podia agradá-lo perfeitamente era o Filho Encarnado.”

  • O Convite à União: “Ele nos criou para nos unirmos ao Seu Filho. Tornarmo-nos um, unir a nossa vontade à Sua e dar-Lhe infinitas coisas dignas d’Ele. Isso é viver segundo a Vontade Divina.”

  • O Resultado: A Divinização das Nossas Ações: “Quanto mais nos unirmos… mais glória dermos a Deus, mais poderemos amá-Lo dignamente… atribuir-lhes o mesmo valor… O mesmo valor que um ato de Jesus!”

5. A Natureza “Eterna” da Vontade Divina e a Prática

A Vontade Divina não é um conceito estático, mas um domínio vivo e eterno onde os atos de Deus estão sempre presentes.

  • A Vontade como “Arquivo Vivo”: “para entrar na Vontade Divina… Trata-se… de entrar no interior de Jesus ou de Deus e encontrar tudo… todas as obras de Deus… cada ato de Jesus, está lá, à nossa espera… em Deus tudo é eterno;… esse ato é depositado na Vontade Divina, permanece eterno.”

  • O Guia Prático: “Ele já nos deixou o guia em nosso idioma, então podemos começar a ler e aprender. [Nos livros de Luisa]… O objetivo não é complicar as coisas, mas sim simplificá-las e nos atos cotidianos que realizamos, atribuir-lhes esse valor divino.”

Conclusão: A Coroação de Todas as Obras de Deus

  • A Obra da Santificação: “a terceira obra que Deus realizado exteriormente é a Santificação, cuja culminação se encontra nesta questão de Luisa… o ápice é agora. Este é o tempo… do Seu Reino assim na Terra como no Céu.”

  • O Cumprimento do Pai-Nosso: “Assim, somente agora a Oração do Senhor será cumprida… ‘Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu’… assim como a Vontade Divina está em Vós, também está em nós.”

  • Um Chamado à Esperança e à Ação: “Bendito seja Deus que me fez viver nesta época!… Deixemos de lado o mal… Vamos concentrar nossa atenção no imenso bem que Ele deseja nos dar. Para poder viver como no Céu na Terra.”


Em Síntese Absoluta:

O texto traça uma jornada espiritual que vai:

  1. De obedecer a regras externas (a Vontade de Deus como disposição).

  2. Para habitar uma realidade interior (a Vontade de Deus como Vida).

  3. Através da porta da Humanidade de Jesus (onde o divino e o humano se unem).

  4. Com o objetivo de unir nossa vontade à de Cristo, divinizando nossos atos cotidianos.

  5. Para finalmente glorificar a Deus de modo infinitamente agradável a Ele, cumprindo a oração do Pai-Nosso e estabelecendo o Seu Reino na Terra.

Compartilhe a Divina Vontade
Tags: , ,

Você também pode gostar

A Ordem como Fundamento da Vida Virtuosa: Uma Visão Tomista Aplicada ao Lar

Aplicativo Vida na Divina Vontade

ESCOLA DA DIVINA VONTADE

ENCONTRE TUDO RAPIDINHO

Horas da Paixão

31 Dias com Maria 

Giros da Alma

Escritos de Luisa PiccarretaLIVRO DO CÉU

Nossos vídeos no Youtube

Evangelho Maria Valtorta

Vida Intima de Ns Senhor 

VÍDEOS DA ESCOLA 
– ESCOLA DA DIVINA VONTADE

 

   Aplicativo para outros celulares: https://app.vc/dvbeta

Telegram: https://t.me/joinchat/Vy8mSSfh_lVs_nez

Whatszap:
12.988930463

Baixar os: Livros da Valtorta
e Livros da Vida intima

 

           ORAÇÃO DO DIA

¨Mãe celeste, Rainha Soberana do Fiat Divino, toma-me pela mão e mergulha-me na Luz do querer Divino. Tu serás a minha guia, minha terna Mãe, e me ensinarás a viver e a manter-me na ordem e no recinto da Divina Vontade. Amém, Fiat.¨

O que é o Reino da Divina Vontade?

Canal Divina Vontade

Como se faz os 31 Dias com Maria

Formação na Divina Vontade

Músicas da Divina Vontade

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?