### Introdução: Duas Vias, Um Único Fim
Tanto São Tomás de Aquino quanto as revelações a Luisa Piccarreta têm como objetivo último a união do homem com Deus. A diferença fundamental está na abordagem:
* **São Tomás de Aquino** (século XIII) oferece uma **via ascendente**. A raz humana, iluminada pela fé, estuda a realidade e a Revelação para discernir as virtudes que nos levam a Deus. É um caminho de esforço, disciplina e crescimento moral, guiado pela inteligência e pela vontade.
* **Luisa Piccarreta** (século XX) apresenta uma **via descendente**. Jesus, em suas revelações, mostra a **Vontade de Deus** como o centro de tudo. A santidade não é primariamente um esforço humano, mas um **”deixar-se fazer”** por Deus, permitindo que a Vontade Divina viva e atue no homem. É uma espiritualidade de rendição, abandono e fusão da vontade humana na Divina.
Agora, vamos explorar as virtudes em cada um.
—
### PARTE 1: AS VIRTUDES EM SÃO TOMÁS DE AQUINO (Suma Teológica)
São Tomás organiza as virtudes de forma sistemática, distinguindo entre **Virtudes Teologais** (que têm Deus por objeto) e **Virtudes Cardeais ou Morais** (que regem a conduta humana).
#### A. As Virtudes Teologais (I-II, Q. 62)
1. **Fé (Fides):**
* **Conceito Tomista:** É a virtude pela qual o intelecto dá assentimento às verdades reveladas por Deus, não pela evidência intrínseca, mas pela autoridade d’Aquele que revela.
* **Exemplo Prático:** Um cientista que, diante do mistério da Santíssima Trindade, não rejeita por não poder comprovar em laboratório, mas aceita humildemente porque Deus, que é Verdade infinita, o revelou através da Igreja.
2. **Esperança (Spes):**
* **Conceito Tomista:** É a virtude pela qual confiamos, com certeza fundada na ajuda divina, alcançar a vida eterna e os meios para isso.
* **Exemplo Prático:** Alguém que, após cometer um pecado grave, não cai no desespero, mas confia firmemente na Misericórdia Divina alcançada pelo Sacramento da Confissão, e se levanta para recomeçar.
3. **Caridade (Caritas):**
* **Conceito Tomista:** É a virtude pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas por Si mesmo, e ao próximo como a nós mesmos por amor a Deus. É a “forma” das virtudes, pois dá a todas a sua orientação correta.
* **Exemplo Prático:** Não apenas dar esmola a um necessitado (o que pode ser feito por filantropia), mas fazê-lo reconhecendo Cristo naquela pessoa e oferecendo a ação como um ato de amor a Deus.
#### B. As Virtudes Cardeais (I-II, Q. 61)
1. **Prudência (Prudentia):**
* **Conceito Tomista:** A “auriga das virtudes”, guia todas as outras. É a razão reta aplicada à ação. Sabe discernir, em cada circunstância, o verdadeiro bem e escolher os meios adequados para alcançá-lo.
* **Exemplo Prático:** Um pai de família que, recebendo uma proposta de trabalho com excelente salário mas que destruiria sua vida familiar, pondera com calma, ora e, movido pela prudência, recusa a proposta para proteger o bem maior da família.
2. **Justiça (Iustitia):**
* **Conceito Tomista:** É a virtude que nos dispõe a dar a cada um o que lhe é devido (a Deus, ao próximo, a si mesmo).
* **Exemplo Prático:** Um empresário que paga salários justos e oferece condições dignas de trabalho (justiça para com os empregados), cumpre os impostos (justiça para com a sociedade) e separa um tempo diário para a oração (justiça para com Deus).
3. **Fortaleza (Fortitudo):**
* **Conceito Tomista:** Assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem, até mesmo suportando os maiores perigos e a própria morte.
* **Exemplo Prático:** Um jovem que, em uma festa, é pressionado a usar drogas e, apesar do medo do ridículo e da rejeição do grupo, mantém-se firme na sua decisão de dizer “não”.
4. **Temperança (Temperantia):**
* **Conceito Tomista:** Modera a atração pelos prazeres sensíveis, especialmente os do paladar e do tato, assegurando o domínio da vontade sobre os instintos.
* **Exemplo Prático:** Alguém que, estando de dieta, recusa uma sobremesa tentadora não por repressão, mas por uma escolha livre e consciente em favor de um bem maior (a saúde).
—
### PARTE 2: AS VIRTUDES NOS ESCRITOS DE LUISA PICCARRETA (O Livro do Céu)
Em Luisa, o foco não está em uma lista de virtudes a serem praticadas, mas em uma **atitude fundamental: viver na Vontade de Deus**. As “virtudes” que Jesus lhe ensina são, na verdade, **manifestações e frutos** de se viver nessa Vontade.
1. **Viver na Vontade de Deus como o Ato Primário:**
* **Conceito em Luisa:** A maior virtude é fazer da Vontade de Deus o próprio alimento, a própria vida, o “ato contínuo” de toda a existência. Não se trata de *fazer* a vontade de Deus, mas de *deixar que a Vontade de Deus nos faça e viva em nós*.
* **Exemplo Prático:** Em vez de apenas rezar “Seja feita a vossa vontade” diante de uma doença, a pessoa busca unir-se interiormente a essa Vontade, aceitando a doença não com resignação passiva, mas como um meio através do qual Deus quer operar um bem maior, talvez uma purificação ou uma graça para outra pessoa. A pessoa “recita seu ‘sim'” em união com o “Fiat” de Jesus e Maria.
2. **A Fé no Ato Divino que nos circunda:**
* **Conceito em Luisa:** A Fé é ver, em cada evento, pessoa ou circunstância, a mão de Deus que está realizando um “ato” de amor. Tudo é permissão ou ação direta da Vontade Divina.
* **Exemplo Prático:** Ao perder o ônibus, em vez de se irritar, a pessoa, movida por esta fé, pensa: “Jesus, esta é a Vossa Vontade para mim agora. Que queres que eu viva ou evite com este contratempo? Ofereço-vos minha paciência.” A fé torna-se um contínuo reconhecimento de Deus no presente.
3. **A Esperança como Certeza no Reino da Vontade Divina:**
* **Conceito em Luisa:** A esperança não é apenas para o céu futuro, mas uma certeza de que, ao viver na Vontade de Deus, o “Reino do Divino Fiat” já começa na terra, trazendo paz, santidade e uma antecipação do Paraíso.
* **Exemplo Prático:** Diante do caos e do mal no mundo, a pessoa não perde a paz. Sua esperança está na certeza de que cada ato feito na Vontade de Deus é uma semente poderosa para a salvação do mundo, contribuindo para a vitória final do bem.
4. **A Caridade como Sopro da Vontade Divina:**
* **Conceito em Luisa:** O amor ao próximo não brota primeiro do esforço humano, mas é a própria Vontade de Deus que, vivendo na alma, ama *através* dela. A alma torna-se um canal do amor divino.
* **Exemplo Prático:** Ao encontrar uma pessoa difícil, em vez de forçar um sentimento de amor (o que é muitas vezes impossível), a pessoa ora: “Jesus, a minha natureza se rebela, mas a Vossa Vontade em mim ama esta pessoa. Amai-a através de mim.” O amor torna-se sobrenatural e eficaz.
5. **A Humildade como “Não-Ser” para dar espaço a Deus:**
* **Conceito em Luisa:** A humildade suprema é aniquilar a própria vontade humana (com seus caprichos, orgulho e autossuficiência) para que a Vontade Divina tenha todo o espaço para reinar.
* **Exemplo Prático:** Ao receber um elogio, a alma não se ensoberbece, mas imediatamente reconhece interiormente: “Não sou eu, mas é a Vontade de Deus em mim que realiza o bem. A glória é toda Tua, Senhor.”
PARTE 3: COMPARAÇÃO E SÍNTESE
| Virtude / Aspecto | São Tomás de Aquino (Via Ascendente) | Luisa Piccarreta (Via Descendente) | Síntese e Complementaridade |
|---|---|---|---|
| Fundamento | Razão iluminada pela Fé. Esforço humano com a graça. | Rendição e Fusão na Vontade Divina. Deixar-se fazer por Deus. | O esforço (Tomás) prepara o terreno para a rendição (Luisa). A disciplina das virtudes cardeais nos torna capazes de “esvaziar-nos” para que Deus nos preencha. |
| Papel da Vontade Humana | A vontade humana, fortalecida pela graça, deve escolher e praticar o bem. | A vontade humana deve “morrer” (aniquilar-se) para que a Vontade de Deus viva nela. | Paradoxo evangélico: Perder a vida (a vontade própria) para ganhá-la (a Vontade Divina). Tomás nos ensina como a vontade deve agir; Luisa nos ensina como ela deve se render. |
| Exemplo da Fé | Crer nas verdades reveladas (ex: Trindade). | Ver a Vontade de Deus agindo em cada momento. | A fé tomista é o alicerce; a fé luisiana é a visão que transforma o quotidiano. Primeiro cremos no dogma (Tomás), depois aprendemos a ver Deus no agora (Luisa). |
| Exemplo da Caridade | Amar a Deus e ao próximo por um ato da vontade. | Deixar que a Vontade de Deus ame através de nós. | O amor é primeiro uma escolha (Tomás) e depois uma possessão divina (Luisa). Não podemos “deixar Deus amar em nós” se primeiro não escolhemos amar, mesmo quando é difícil. |
| Exemplo da Prudência | Discernir racionalmente o bem a ser feito. | O próprio Deus, vivendo na alma, a guia em cada decisão. | A prudência humana é necessária, mas deve ser sublimada pela orientação direta do Espírito. Rezamos por luz (prudência infusa) e usamos nossa razão (prudência adquirida). |
| Conceito de Virtude | Hábito operativo bom (um habitus que aperfeiçoa a alma para agir bem). | Manifestação da Vida Divina na alma que vive no “Fiat”. | A virtude é ao mesmo tempo uma conquista (hábito) e um dom (presença). Cultivamos o hábito (Tomás) para nos tornarmos vasos mais dignos da Presença (Luisa). |
### Conclusão: Duas Asas para o Voo da Alma
São Tomás de Aquino e Luisa Piccarreta não se contradizem; **complementam-se de forma sublime**.
* A **Suma Teológica** é o **mapa detalhado** da jornada espiritual. Mostra o terreno, os obstáculos, as ferramentas (as virtudes) e o caminho a ser percorrido pelo esforço humano, sustentado pela graça. É a base indispensável para não se cair no subjectivismo e no quietismo.
* **O Livro do Céu** é o **convite para voar**. Mostra o destino final não como um lugar distante, mas como um estado de união tão íntima que a alma se torna “um só espírito” com Deus (1 Cor 6:17), onde a Vontade humana e a Divina são uma só.
Portanto, o caminho proposto é: **usar o mapa de São Tomás** – com sua clareza, equilíbrio e profundidade – para caminhar com segurança, ao mesmo tempo que se abre o coração ao **convite de Luisa** para a rendição total, aprendendo a levantar voo na asa da Vontade de Deus, que é sempre Amor, Misericórdia e Bem-aventurança.
A virtude cristã perfeita é, assim, a que é ao mesmo tempo **fruto do nosso esforço mais sincero e da ação mais livre e soberana de Deus em nós**.










Dê seu testemunho sobre seu encontro com a Divina Vontade