
Reze as 24 horas da Paixão

O Espírito Santo quer dar aos cristãos uma santidade nova e divina no alvorecer do terceiro milênio – Papa João Paulo II
No Prefácio que escreveu sobre o livro, São Aníbal faz uma exortação a todas as almas consagradas: aos sacerdotes, religiosos e religiosas, e a muitas almas que se consagraram ao serviço de Deus, enfim, a todos os baptizados. Dos sentimentos tão íntimos e das disposições tão amorosas desta alma, passareis aos próprios sentimentos e disposições de Jesus Cristo Nosso Senhor, nas 24 Horas em que Ele sofreu por nosso amor. E é impossível que neste exercício compassivo a alma não se encontre com a dolorosa Mãe Maria, e não se junte à mesma compaixão e aos mesmos afetos incompreensíveis da dolorosa Mãe de Deus! Será uma vivência com Jesus sofredor e a compassiva Maria, e uma acolhida dos seus imensos bens eternos para si e para todos! E o que dizer do grande meio de que cada comunidade religiosa avance na santidade, se preserve, cresça no número de almas escolhidas e tenha toda a verdadeira prosperidade? Quanto empenho, portanto, cada comunidade deve ter para praticar constantemente este exercício piedoso! E as almas daquela Comunidade que diariamente se aproximam da Mesa Sagrada fariam a Sagrada Comunhão com tal disposição de fervor, e com amor a Jesus, que cada Comunhão seria um casamento renovado da alma com Jesus na mais íntima e crescente união de amor. ! Se Jesus por uma só alma que cumpriu estas Horas poupasse castigos àquela cidade e agradecesse tantas almas quanto as palavras deste doloroso Relógio, quantas graças poderia uma Comunidade esperar, de quantos defeitos e libertações seria sanada ou preservada, e quantas almas obteriam a santificação e a salvação praticando este exercício piedoso! Havia uma alma em cada comunidade que se empenhava em praticá-la com mais atenção durante o dia, mesmo às vezes em meio às ocupações do dia a dia, e à tarde e à noite com uma pequena vigília!
Padre Annibale Maria da França Carta da Serva de Deus Luísa Piccarreta ao S. Aníbal relativa às Horas da Paixão
Considerações acerca do modo como fazer estas Horas da Paixão
|
O que são os Relógios Vivos?
Os Relógios Vivo são grupos de 24 pessoas
que se comprometem a meditar diariamente
uma Hora (capítulo) do livro
“O Relógio da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”,
esta hora será atribuída pelo coordenador do Relógio Vivo.
Como é que se pode formar um Relógio Vivo?
É muito simples. A pessoa que reuniu um grupo de pessoas e deseja formar um Relógio Vivo: 1. Atribua uma Hora (capítulo) da Paixão a cada pessoa. 2. Estabelece o período de rotação da Hora atribuída a cada pessoa, que pode ser: Depois de completar o Relógio Vivo com 24 pessoas que queriam se comprometer todos os dias com uma Hora da Paixão, o Relógio estará completo e funcional para a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. De acordo com o tempo de rotação estabelecido, cada pessoa, ao completar este tempo, meditará na Hora seguinte à que estava meditando. Por exemplo, se a uma pessoa foi atribuída a Hora das 5 às 6 da tarde (Jesus despede-se de sua Santíssima Mãe), o dia correspondente ao rodízio passará e fará a próxima Hora, ou seja, a partir de 6 às 7 da tarde (Jesus separa-se da Santíssima Mãe e vai ao Cenáculo). No início, é possível que o Relógio não esteja completo, pois se houver poucas pessoas que queiram fazer parte do Relógio Vivo, então você pode começar com estas, com o tempo você encontrará outras pessoas interessadas em completar as 24 pessoas que seriam necessárias para a conclusão do Relógio Vivo. Quanto tempo me pode levar a fazer uma Hora da Paixão?
Não devemos nos preocupar com o tempo que levará para fazer uma Hora da Paixão. A maioria das Horas pode durar apenas de 5 a 10 minutos para ler com atenção e concentração. Pode acontecer que algumas pessoas não tenham o tempo que desejam para fazer a Hora da Paixão inteira, principalmente quando é uma das Horas mais longas, como a Hora das 11 ao meio-dia (a Crucificação de Jesus), neste Caso você possa dividir a Hora em dois ou três horários diferentes do dia, de acordo com suas possibilidades de tempo. E se, mesmo que queiram, não o podem completar por falta de tempo ou por circunstâncias diversas, podem compensar com a justa intenção de o terem querido, se tivessem a possibilidade, juntamente com a boa vontade de querer sempre acompanhar Jesus na sua Paixão. Na verdade, na Oração de Preparação antes de cada Hora, dizemos o seguinte: “… E para aqueles que não posso meditar, pretendo oferecer a vocês a vontade que deveria meditar sobre eles, e intencionalmente pretendo meditar sobre eles em todas as horas que me forçado, ou me dedicar aos meus deveres ou dormir …”
Qual será o momento melhor para fazer a Hora da Paixão que me corresponde?
Não é necessário fazer a Hora da Paixão na hora do dia correspondente. Por exemplo, se uma pessoa toca o Horário das 3 às 4 da manhã, ela pode movê-lo para outro horário do dia que seja possível e conveniente para ela. A maioria das pessoas não pode dispor do seu tempo à vontade, tanto pelos deveres que cada um possa ter como pela necessidade de dormir bem, a fim de não se deparar com nenhuma situação difícil ou mesmo perigosa caso o sono seja descurado. Por exemplo: se uma pessoa acorda todas as noites às 3 da manhã para fazer a Hora da Paixão, no dia seguinte pode acontecer que ela tenha dificuldade em se manter acordada e, portanto, pode causar um acidente se não dormir por um momento sequer. Ou, se uma pessoa trabalha, ela não pode interromper o trabalho porque pode incorrer em uma falta grave que seria motivo para demissão. No entanto, não importa em que situações nos possamos encontrar, se podemos colocar a intenção de fazer a Hora da Paixão que nos corresponde, mesmo quando não o pudermos fazer por alguns dias, por motivo de força maior. Na verdade, na Oração de Preparação antes de cada Hora, dizemos o seguinte: “… E para aqueles que não posso meditar, pretendo oferecer a vocês a vontade que deveria meditar sobre eles, e intencionalmente pretendo meditar sobre eles em todas as horas que me forçado, ou me dedicar aos meus deveres ou dormir …” (O Relógio da Paixão, Oração de Preparação.) O mesmo se aplica aos dias em que por motivo de doença ou força maior sejamos obrigados a não poder cumprir a Hora da Paixão que lhe corresponde. |
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Powered by WordPress. AwesomeOne theme by Flythemes
As 24 horas são a forma mais fácil de conhecer que realmente é Nosso Amado Jesus
fiat fiat fiat